E24

Barcelos: Cadeira “Papal” de artesão barcelense já viajou para Lisboa

Já está a caminho de Lisboa uma cadeira feita em Barcelos realizada por artesão de Encourados. Demorou três meses a ser feita.

A “cadeira papal” foi idealizada e feita por Carlos Moreira, artesão de Encourados, e seguiu rumo ao evento que espera juntar mais de um milhão de jovens junto do papa Francisco.

O objetivo de Carlos Moreira é que a cadeira possa estar no palco das JMJ no próximo mês de agosto, mas se não houver essa possibilidade, a peça seguirá diretamente para o Vaticano, em Roma.

Cadeira papal de barcelos

Carlos Moreira trabalha a madeira desde menino de “dez, doze anos” e a cadeira papal, que tanto o orgulha ter feito, demorou cerca de três meses a ficar pronta.

cadeira papal de barcelos

“Ia fazendo um bocadinho todos os dias”, diz, enquanto explica que a ideia surgiu da conversa que teve “com uns padres” que foram à sua oficina encomendar uma peça. Quando a cadeira ficou pronta, os padres voltaram e ficaram “maravilhados”.

cadeira papal de barcelos

A cadeira foi feita em madeira de castanho e Carlos assegura que o castanheiro que lhe deu vida também cresceu na freguesia de Encourados.

“Tenho muito orgulho no que fiz. Quando estava a trabalhar nela parece que Deus estava dentro de mim e dava-me muita força de vontade”, confessa o artesão.

cadeira papal de barcelos

Publicidade