E24
Tiago Gonçalves

Barcelos: Tiago Gonçalves escolhido presidente da ULS Barcelos/Esposende

Tiago Gonçalves, vogal do Conselho Diretivo na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), é o escolhido para ser o primeiro presidente da administração da nova Unidade Local de Saúde (ULS) Barcelos/Esposende, a nova designação para o diretor do Hospital de Barcelos, apurou este jornal junto de família hospitalar.

Desta forma Tiago Gonçalves sucede a Joaquim Barbosa.

No currículo de Tiago Gonçalves estão passagens pelo Governo, como chefe do gabinete do secretário de Estado da Saúde do XII Governo da República Portuguesa.

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Tiago Gonçalves é também mestre em Relações Internacionais pela Universidade dos Açores.

O médico Fernando Ferreira, atual diretor executivo do ACES Cávado III Barcelos/Esposende, entra na equipa de Tiago Gonçalves, assim como Marta Gomes e Olívia Lopes, atuais vogais executivas com funções de diretora clínica e vogal executiva no Hospital de Barcelos respetivamente.

Edito Brito, enfermeira especialista em Reabilitação do ACES Cávado III Barcelos/Esposende, também segue para a ULS Barcelos/Esposende.

A fechar a equipa está a indicação, pela Câmara de Barcelos e Câmara de Esposende, de Ricardo Salgado Vieira, diretor na Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Barcelos, que passa a ser vogal do conselho de administração da ULS Barcelos/Cávado.

Recorde-se que o E24 já havia apurado junto de fonte hospitalar que também em Braga foi formada uma nova ULS, que será dirigida por Domingos Sousa e que terá no conselho de administração o ex-diretor do antigo Hospital de São Marcos, Américo Afonso, indicado pelas câmaras municipais de Braga, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.

Também Rui Macedo, atual presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES de Braga, vai para a equipa de Domingos Sousa na ULS de Braga.

 

A ULS de Barcelos vai servir aproximadamente 150 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos concelhos de Barcelos e Esposende e tem como objetivo articular todos os níveis de cuidados, incluindo o Hospital e as unidades de cuidados primários, continuados ou de proximidade.

Em Viana do Castelo, que já tem o modelo da ULS a funcionar há alguns anos, o novo diretor da ULSAM será João Porfírio Oliveira, precisamente o ex-diretor do Hospital de Braga.

Publicidade