A primeira ação, marcada para a próxima sexta-feira, 12 de janeiro, incluirá uma Tertúlia sob o tema “O Dia D” no Auditório dos Paços do Concelho às 21h00, seguida por uma Conferência de Imprensa às 17h30 para apresentar o Programa das “Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril“.
O programa da noite de sexta-feira começa com a abertura oficial às 21h00, seguida pela apresentação da “Música de Abril” pelo Coro de Câmara de Barcelos às 21h15.
A Tertúlia “O Dia D” terá início em seguida, às 21h30, com a participação do Furriel Manuel Correia da Silva, do Cabo José Alves Costa e do Mário Vale Lima.
A conversa será moderada pelo Victor Pinho.
Esses três convidados desempenharam papéis ativos nos eventos da madrugada do 25 de Abril, tornando este momento uma excelente maneira de iniciar as comemorações.
Furriel Manuel Correia da Silva, natural de Barcelos, comandou a chaimite “Bula” durante a operação que libertou Portugal do regime ditatorial salazarista. José Alves Costa, cabo que se recusou a disparar sobre a coluna de Salgueiro Maia, foi identificado quatro décadas após a Revolução. O Mário Vale Lima, médico barcelense, testemunhou os eventos no Quartel do Carmo, epicentro da queda da ditadura.
Este evento destaca-se pela presença e testemunhos significativos de protagonistas da Revolução dos Cravos, marcando o início das celebrações dos 50 anos deste importante marco na história de Portugal.