“É o concretizar de um sonho”, afirma António Ferreira, que atualmente tem os bombeiros aquartelados num edifício histórico, mas nada funcional face às exigências de hoje.
“Temos grande parte do parque automóvel na rua. Temos 90 bombeiros no quadro ativa, 70 em reserva e 30 no quadro de honra e o atual quartel não dá face ao nosso crescimento “, deu como exemplo António Ferreira, que desenhou o quartel para ter 120 bombeiros no quadro ativo.
O novo espaço está situada junto à Circular Urbana de Braga, na zona sul da cidade junto a importantes ligações rodoviária, como os nós da A11 e A3, assim como ao nó da EN201 que dá acesso a Guimarães via Taipas, o novo quartel, situado na freguesia de São Paio de Arcos.
A infraestrutura é composto por dois pavilhões interligados por uma zona coberta exterior para passagem das viaturas de socorro. O pavilhão operacional contempla, no piso térreo, a zona de parqueamento coberto das viaturas associado a uma zona de oficina e de lavagem, os balneários e sanitários dos operacionais femininos e masculinos, a sala de controlo, a sala de prontidão e uma zona de estar com uma copa de apoio.
No piso superior, encontram-se as camaratas associadas à zona de tratamento de roupas e lavandaria.
Ver esta publicação no Instagram
O pavilhão administrativo contempla, no piso térreo, o salão nobre, a secretaria geral com arquivo, instalações sanitárias feminina e masculina, uma arrecadação, a sala de fardamento, a secretaria do comandante e o gabinete do comandante, uma sala de reuniões e o gabinete de chefias e, no piso superior, encontram-se o gabinete da direcção, uma sala de reuniões, o arquivo geral, uma sala de arrumos, o gabinete médico, instalações sanitárias feminina e masculina e a sala de formação.
“Este é um projecto não só importante para os bombeiros voluntários, mas também para a população e para a cidade. Temos tido uma cada vez maior ligação à população e queremos aqui fomentar visitas, trazendo as escolas cá. Também teremos um pequeno espaço museu de interação com quem vem cá. Por a ansiedade por ver este quartel pronto é muita”, destacou o presidente.
Para já o quartel precisa de ver resolvido a ligação à EN101, curiosamente feito através da rua “Soldados da Paz”, pois terá que ter semáforos controlados face à saída das viaturas em emergência
“É uma coisa que me deixa preocupado, pois podemos ter o quartel pronto e a ligação não. Estamos um pouco dependentes mas o projeto está pronto e aprovado pela IP“, destacou.