E24
bombeiros escadorios

Braga: São 566 degraus que mais de mil bombeiros vão subir em competição internacional no Bom Jesus

É uma das maiores provas mundiais de Bombeiros e está prestes a agitar a cidade de Braga no dia 30 de setembro.

A prova “Escadórios da Humanidade“, organizada pela Associação Família de Elite em colaboração com a ADN Eventos Desportivos, e com o apoio da Confraria do Bom Jesus do Monte, Liga dos Bombeiros Portugueses e da Câmara Municipal de Braga.

No ano passado foram vários os vencedores em diferentes escalões, distribuídos por femininos masculinos.

Oito países marcam presença

Promete ser um evento extraordinário que reunirá mais de mil bombeiros de oito nacionalidades diferentes, incluindo Portugal, Espanha, Polónia, Romênia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha e Inglaterra.

O evento, que terá lugar num um sábado, inicia-se com a concentração dos bombeiros às 8h00 no pórtico do Bom Jesus do Monte, onde os desafios começam às 9h00.

Entre os participantes, destaca-se a presença de mais de 250 Bombeiras, demonstrando que a igualdade de género está cada vez mais presente nas fileiras dos Bombeiros.

O que torna este evento verdadeiramente único é o cenário impressionante em que ocorre: o Bom Jesus de Braga, classificado como Património Mundial da UNESCO e símbolo nacional.

Os bombeiros, tanto portugueses quanto estrangeiros, consideram esta competição como “uma referência mundial devido à sua complexidade e dificuldade”.

“Os atletas precisam demonstrar não apenas habilidades físicas excepcionais, mas também uma determinação psicológica incrível para superar um desafio que se torna doloroso à medida que avançam nos degraus”, refere Ricardo Fernandes da organização.

A prova

A prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contrarrelógio, vestidos com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro, incluindo casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto “ARICA”.

Os participantes competem para concluir a subida de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, tudo em um cenário de beleza única.

Além disso, este ano, a prova incluirá a segunda edição da Bênção Nacional de Capacetes, uma cerimónia inédita em Portugal, presidida pelo sacerdote Ricardo Fonseca, que também é bombeiro.

escadorios bom jesus braga

 

Publicidade