A prova “Escadórios da Humanidade“, organizada pela Associação Família de Elite em colaboração com a ADN Eventos Desportivos, e com o apoio da Confraria do Bom Jesus do Monte, Liga dos Bombeiros Portugueses e da Câmara Municipal de Braga.
No ano passado foram vários os vencedores em diferentes escalões, distribuídos por femininos e masculinos.
Oito países marcam presença
Promete ser um evento extraordinário que reunirá mais de mil bombeiros de oito nacionalidades diferentes, incluindo Portugal, Espanha, Polónia, Romênia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha e Inglaterra.
O evento, que terá lugar num um sábado, inicia-se com a concentração dos bombeiros às 8h00 no pórtico do Bom Jesus do Monte, onde os desafios começam às 9h00.
Entre os participantes, destaca-se a presença de mais de 250 Bombeiras, demonstrando que a igualdade de género está cada vez mais presente nas fileiras dos Bombeiros.
O que torna este evento verdadeiramente único é o cenário impressionante em que ocorre: o Bom Jesus de Braga, classificado como Património Mundial da UNESCO e símbolo nacional.
Os bombeiros, tanto portugueses quanto estrangeiros, consideram esta competição como “uma referência mundial devido à sua complexidade e dificuldade”.
“Os atletas precisam demonstrar não apenas habilidades físicas excepcionais, mas também uma determinação psicológica incrível para superar um desafio que se torna doloroso à medida que avançam nos degraus”, refere Ricardo Fernandes da organização.
A prova
A prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contrarrelógio, vestidos com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro, incluindo casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto “ARICA”.
Os participantes competem para concluir a subida de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, tudo em um cenário de beleza única.
Além disso, este ano, a prova incluirá a segunda edição da Bênção Nacional de Capacetes, uma cerimónia inédita em Portugal, presidida pelo sacerdote Ricardo Fonseca, que também é bombeiro.