E24

Esposende: GNR abre inquérito sobre militares suspeitos de gozarem com dois cidadãos

A GNR vai abrir um procedimento disciplinar interno a três militares de Esposende alegadamente envolvidos numa filmagem onde se goza com um cidadão embriagado. Há ainda um segundo vídeo, dentro do quartel de Esposende, onde um cidadão detido é supostamente amaeaçado.

A situação é divulgada na comunicação social 18 dias depois do Ministério Público ter lançado uma acusação, a em envolver um GNR de Esposende, de burla com seguros e que foi denunciada por um dos GNR que aparece no vídeo.

A situação do vídeo com um homem visivelmente alcoolizado foi gravado há seis anos e colocado num chat privado entre militares da GNR, onde está o acusado de ter participado na burla pelo MP e os militares do vídeo hoje divulgado.

O primeiro vídeo surge quando a GNR foi chamada pelos bombeiros, pois um indivíduo alcoolizado e ferido não colaborava para ser tratado, e ainda queria sair no veículo em andamento do interior da eira da sua casa.

Já na presença da GNR, o indivíduo assinou uma recusa para tratamento hospitalar, com os militares envolvidos a alinharem “numa brincadeira”, para garantir que o homem ficava em casa com o objetivo de criar empatia com o cidadão.

No segundo o vídeo é gravado no interior do quartel de Esposende tem a duração de 10 segundos.

”O indivíduo tinha sido detido depois de apanhado num veículo que tinha acabado de furtar, na freguesia de Darque, a uma vizinha. Foi interceptado nas Marinhas e detido”, soube o E24.

No entanto a GNR refere que as imagens que se vêm no vídeo “são ações abusivas e discriminatórias, inadmissíveis numa instituição como a GNR”.

Dois dos três militares continuam em funções na GNR em Esposende e um terceiro foi selecionado para outra unidade.

 

Publicidade

error: O conteúdo está protegido!!