Há dez quintas de vinho verde que vão estar de portas abertas já em setembro

Dez quintas, quais sete no Minho, participam no “Dia de Portas Abertas” da Rota dos Vinhos Verdes marcado para 04 de setembro e que visa desafiar o público a “descobrir mais sobre os produtores da região” e a oferta enoturística.

“É uma iniciativa fantástica porque permite trazer consumidores tanto ao território como aos produtores”, destacou o presidente da Adega Cooperativa de Monção, Armando  Fontainhas.

O mesmo responsável referiu que é difícil “fazer as pessoas deslocarem-se a territórios de baixa densidade” e distantes dos grandes centros urbanos, pelo que esta iniciativa, para a Adega de Monção, é bem-vinda para atrair potenciais consumidores de vinho verde.

O Dia de Portas é uma iniciativa da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) com “diferentes programas destinados aos consumidores de vinho verde” para dar a conhecer os vários perfis de vinhos da Região. Em nota enviada à agência Lusa, a CVRVV assinala também que esses programas promovem “o contacto direto com os produtores e o território” e informa haver cinco itinerários com passagem por diferentes produtores, com partida de Braga e do Porto em autocarro, mediante inscrição no seu “site”.

Casa da Tojeira, Quinta de Soalheiro, Quinta de Lourosa, Quinta de Tamariz, Quinta de Santa Cristina, Quinta da Lixa/Monverde, Estação Vitivinícola Amândio Galhano, Adega de Monção, Casa de Cello e PROVAM são os destinos disponíveis para visitas e provas no Dia de Portas Abertas.

“Em cada local há actividades para descobrir, propostas para realizar em família ou experiências pensadas para enófilos”, refere o presidente da CVRVV.
Manuel Pinheiro concluiu sublinhando que, a cada ano, a Comissão procura reforçar a oferta com “novidades e uma oferta de enoturismo cada vez mais expressiva”.

“Já temos bastantes reservas e, curiosamente, as pessoas procuram os pacotes de prova mais caros”, adiantou Armando Fontaínhas, entusiasmado com o interesse despertado pela iniciativa lançada pela CVRVV.

A Rota dos Vinhos Verdes abrange 48 concelhos no Noroeste de Portugal, nos quais o vinho verde serve de mote para descobrir quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística que oferecem diversas propostas de atividades e itinerários”, nota a CVRVV.

“O plano de ações anual” da Rota integra caminhadas pelo território, provas e circuitos temáticos e uma abordagem pedagógica sobre a Região dos Vinhos Verdes

Publicidade