e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler JMJ: o futuro da igreja passa, necessariamente, pelos jovens
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > JMJ: o futuro da igreja passa, necessariamente, pelos jovens
Opinião

JMJ: o futuro da igreja passa, necessariamente, pelos jovens

André Cardoso
25 de Julho de 2023 22:00
André Cardoso
Publicado a 25 de Julho de 2023
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
Andre Cardoso
Partilhar

– Publicidade –

Associar as Jornadas ao futuro da Igreja é imprescindível uma vez que este mesmo futuro passa, necessariamente, pelos jovens.

Sem desculpar os injustificados factos que nos últimos tempos vieram a público – e bem – e que, consequentemente, afetaram a credibilidade e imagem da Igreja em Portugal, não podemos descartar o papel importante que esta desempenhou e atualmente desempenha no desenvolvimento da nossa Sociedade.

Refiro-me, naturalmente, ao papel desempenhado pela Igreja na área social, em especial para com aqueles que são os mais desfavorecidos e mais frágeis. Ora, é atendendo a esta importância e ao papel mais do que relevante que a Igreja desempenha, que importa olhar atentamente para os jovens uma vez que estes são sinónimo de “futuro”.

Neste sentido, se queremos mais jovens a participarem e a serem atores decisórios, a Igreja tem, necessariamente, de se adaptar, nomeadamente, ao nível da linguagem.

A Igreja não conseguirá cativar jovens se não conseguir passar a sua Mensagem.

Não importa estar escrito nos livros que o Amor, a Fraternidade e o Serviço foram bandeiras deixadas por Cristo quando, no século XXI, continuamos a falar como se estivéssemos no século XX. É verdade que já estivemos pior, mas ainda temos muito caminho a trilhar. As mudanças, atualmente, dão-se a uma velocidade que não é a mesma do passado, cabendo à Igreja acompanhá-la sob pena de ficar para trás.

Se hoje temos menos jovens a quererem partilhar o espírito de alegria que carateriza (ou deveria caraterizar) a vivência da Igreja é porque temos altos responsáveis que não sabem falar para o futuro: não sabem, no fundo, comunicar. E quando falo de altos responsáveis refiro-me a todos os que desempenham funções, passando pelos Senhores Bispos e acabando nos leigos.

Todos somos (ou deveríamos ser) Igreja, assumindo cada um uma quota-parte de responsabilidade na forma e na maneira pela qual passamos a Mensagem aos mais jovens. E note-se que não é necessariamente preciso sabermos escrever muito bem ou estarmos todos conectados a uma rede social. Basta que a forma como comunicamos com os jovens seja clara e sem rodeios; seja direta e verdadeira; seja simples e acessível; e que, principalmente, exista uma correspondência entre as palavras e as ações da Igreja.

Tenho a certeza que terá de ser assim, pois o futuro da igreja passa, necessariamente, pelos jovens.

 

ETIQUETAS:andré cardosodestaquee24opinião

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior rock in rio febras Organização estima que cerca de cinco mil festivaleiros passaram pelo Rock in Rio Febras
Notícia seguinte 04ago 22h CATARINA CARVALHO scaled 1 Braga: E que tal um trinca nos Sons do Noroeste? E os convidados são especiais

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

bombeiros jornadas nacionais lbp
Minho: Bombeiros de todo o país em Guimarães para “Jornadas Nacionais”
Global
13 de Maio de 2025
sandro eusébio
Vila do Conde: Um dos nomes maiores do ‘powerlifting’. Sandro Eusébio morreu
Vila do Conde Litoral
13 de Maio de 2025
onde reciclar eletrao escolas braga minho
Minho: Escolas do distrito de Braga em alta na reciclagem “electrão”
Braga Cávado
13 de Maio de 2025
Lisa food talks Esposende
Esposende: LISA Food Talks debateu sustentabilidade alimentar
Esposende Litoral
12 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões
  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up