Milhões de utilizadores em Portugal e no mundo enfrentaram esta segunda-feira dificuldades de acesso a sites e aplicações digitais.
O problema teve origem na Amazon Web Services (AWS), cujo serviço falhou ao nível de uma das suas regiões de “cloud” mais críticas. Plataformas de jogos como Fortnite, Zoom e Canvas foram vítimas do apagão ainda com origem desconhecida.
Segundo a AWS, o incidente iniciou-se na região “US-EAST-1” (Estados Unidos) e envolveu a falha de um subsistema DNS e a impossibilidade de as aplicações acederem ao sistema de bases de dados DynamoDB.
Apesar de a AWS já ter declarado que a situação técnica estava “totalmente mitigada”, múltiplos serviços continuavam a operar com erros ou latência elevada.
Em Portugal, houve confirmação de que o impacto chegou ao mercado nacional, com empresas e utilizadores a reportarem interrupções ou degradação de serviços que dependem da infraestrutura da AWS.
A AWS tem presença destacada no nosso país: em 2020 foi assinado entre o Estado português e a AWS um memorando de entendimento inserido na estratégia “Mais Digital powered by AWS”.
O episódio põe em evidência a dependência crescente de infraestruturas digitais centralizadas.



