Vêm de vários continentes e estão à procura de Esposende para incubar ideias de negócio. Estes nómadas digitais, e aproveitando a recente certificação pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) ao abrigo do programa StartUP VISA, chegam de países como Rússia, Turquia, Índia, Brasil, Irão, Líbano e Ucrânia à cidade da foz do Cávado para incubar ideias de negócio.
Segundo dados recolhidos junto da START Esposende, e só desde março, foram 61 as candidaturas estrangeiras que pretendem desenvolver projetos de empreendedorismo ou inovação em Esposende.
«Equipas estrangeiras que pretendem desenvolver projetos de empreendedorismo», referem os responsáveis da START Esposende, dando nota que as áreas de negócio passam «maioritariamente por projetos de tecnologia mas também indústria, energia e agroalimentar».
«Tem habilitações de doutoramento, mestrado, licenciatura ou equivalente», frisam a START Esposende.
Desta forma, e em média, Esposende está a receber candidaturas de mais de 10 ideias de negócio por mês em seis meses, dando corpo à ideia que os nómadas digitais não ficam indiferentes às condições que encontram em Esposende para desenvolver a sua atividade.
«O papel das incubadoras é de extrema importância no acolhimento, enquadramento e apoio aos imigrantes empreendedores e seus projetos empresariais, desde a fase de criação à instalação, do arranque ao desenvolvimento», destaca o IAPMEI, reforçando o papel da START Esposende nessa ação.