Este sítio foi descoberto em março de 2021, por Sérgio Monteiro Rodrigues, arqueólogo e professor de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Os trabalhos, que consistem na abertura de sondagens, têm como principal objetivo avaliar o potencial arqueológico do local onde o arqueólogo identificou objectos de pedra lascada, que deverão ter, aproximadamente, 250.000 a 300.000 anos.
Estes objetos documentam, assim, a presença, em Esposende, de grupos humanos que antecederam, em centenas de milhares de anos, a chegada do Homem Moderno à Europa.
Documentam também um período em que o mar se estendia muito mais para o interior, uma vez que os artefatos surgem num depósito arenoso que corresponde a uma antiga praia.
Os trabalhos arqueológicos, coordenados por Sérgio M Rodrigues e por Pedro Xavier (doutorando da Univ. do Minho), contarão com a participação de estudantes do mestrado de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e têm o apoio do Município de Esposende.