Companhia de Viana do Castelo participa no encontro da European Theatre Convention em Gotemburgo para debater a abertura do setor ao mundo e a liderança feminina nas artes
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana viaja esta semana até Gotemburgo, na Suécia, para participar na Conferência Internacional de Teatro da European Theatre Convention (ETC). O evento, que decorre entre 23 e 26 de abril sob o mote “Open To The World”, reúne centenas de profissionais de mais de 30 países para discutir o impacto das artes performativas num contexto de profundas mutações políticas e culturais na Europa.
Um dos momentos altos da participação portuguesa acontece na sexta-feira, 24 de abril. A companhia vianense integrará um painel de relevo sobre cooperação cultural europeia, apresentando um projeto colaborativo inédito que une o Teatro do Noroeste a três das mais prestigiadas instituições nacionais: o Centro Cultural de Belém (CCB), o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro São Luiz.
A representação de Viana do Castelo terá ainda um destaque especial na área da gestão e políticas de igualdade. Elisabete Pinto, atriz e Diretora de Gestão Financeira da companhia, foi convidada pela organização para integrar um programa exclusivo dedicado à liderança feminina e equidade no setor. Este convite surge num momento simbólico, já que a ETC assinala em 2026 o marco histórico de ter 50% dos seus teatros aderentes liderados por mulheres.
O Teatro do Noroeste mantém-se como a primeira e única companhia de teatro independente portuguesa a integrar a European Theatre Convention, a mais antiga e prestigiada rede de teatros da Europa, apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia. Esta presença em Gotemburgo reforça a estratégia de internacionalização da companhia e consolida Viana do Castelo como um ponto central na rede de criação teatral europeia contemporânea.



