A 2.ª edição do EcoMov Sénior envolveu, em 2025, cerca de 200 seniores de 10 instituições do concelho de Braga, num projeto promovido pelo Município no âmbito da estratégia municipal de envelhecimento ativo, coesão social e combate ao isolamento.
A iniciativa voltou a apostar numa lógica de intervenção comunitária, procurando reforçar a participação da população sénior e valorizar o papel dos idosos na vida social do concelho. Ao longo das sessões, os participantes trabalharam na criação de instrumentos musicais, depois utilizados em momentos de expressão criativa, convívio e partilha entre instituições.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, sublinha que o projeto “reflete o compromisso do Município com políticas de proximidade”, destacando a importância de promover o convívio, a participação ativa e o combate ao isolamento social.
O autarca aponta ainda para a intenção de dar continuidade ao EcoMov Sénior e de alargar o seu alcance.
A avaliação feita pelas instituições envolvidas aponta para níveis elevados de satisfação, reforçando o impacto positivo da iniciativa e a possibilidade de o projeto crescer nas próximas edições.
Em 2025, participaram o Centro Cultural e Social de Santo Adrião, Casa do Professor, Centro Social Paroquial de Sobreposta, Centro Comunitário de S. Martinho de Dume, Associação de Solidariedade Social S. Tiago de Fraião, Casa do Areal, ARPIVE – Lar de Celeirós, Centro Social da Paróquia de Ferreiros, Associação de Assistência de S. Vicente de Paulo e Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha.



