e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler CSVH investe 12,5 milhões de euros e lança livro sobre gestão social
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > CSVH investe 12,5 milhões de euros e lança livro sobre gestão social
BragaBusiness

CSVH investe 12,5 milhões de euros e lança livro sobre gestão social

Redação E24
1 de Junho de 2026 18:26
Redação E24
4 dias atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
CSVH investe 12,5 milhões de euros e lança livro sobre gestão social
Partilhar

Presidente do CSVH, Jorge Pereira, apresentou indicadores no lançamento de obra técnica com a presença da Secretária de Estado da Ação Social, Clara Marques Mendes

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) esteve em destaque na vila de Cabeceiras de Basto, durante a sessão oficial de apresentação do livro “A Direção Técnica nas Respostas Sociais e da Saúde: Atribuições e Desafios”. A obra científica e pedagógica é coordenada e coautorada por Sílvia Machado.

Integrado na programação da Feira do Livro local, o evento transformou-se num fórum de debate sobre a gestão do terceiro setor e contou com uma comitiva institucional de relevo. Marcaram presença a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, o Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Manuel António Teixeira, o Presidente da Assembleia Municipal, Manuel Sá Nogueira, e o líder do CSVH, Jorge Pereira.

Um gigante social: Apoio estende-se a seis concelhos

Durante o seu painel, Jorge Pereira traçou o raio de evolução da instituição, que transitou de uma atuação inicial focada em três municípios para uma cobertura alargada a seis concelhos do Minho: Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde.

Suportado por um modelo de gestão empresarial com fins estritamente sociais, o CSVH apresenta números de forte impacto na região:

  • Estrutura: Operação distribuída por sete edifícios permanentes;
  • Recursos Humanos: Uma equipa constituída por mais de 250 profissionais especializados;
  • Beneficiários: Apoio direto diário a mais de 500 utentes;
  • Demografia: Atuação num território com mais de 420 mil habitantes, onde cerca de 90 mil têm mais de 65 anos (marcado por um envelhecimento acentuado, mas contrabalançado por cerca de 3500 nascimentos anuais).

 

foto2 1 e1780334781190

Fundos do PRR garantem 12,5 milhões de euros de investimento

O crescimento da capacidade instalada da instituição está diretamente associado ao aproveitamento dos fundos comunitários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Jorge Pereira revelou que o CSVH submeteu um total de 21 candidaturas estruturais, tendo já obtido a aprovação de 17 projetos (com um em fase final de análise técnica).

Aprovados estes planos, a IPSS mobilizou um investimento global superior a 12,5 milhões de euros, suportado por uma fatia de 7 milhões de euros garantidos a fundo perdido. Esta dotação orçamental destina-se à modernização de equipamentos, alargamento de redes de cuidados e criação de novas valências residenciais.

Casa da Alegria: Referência na neuroarquitetura para o Alzheimer

Um dos momentos altos da apresentação centrou-se na partilha das boas práticas metodológicas da Casa da Alegria, a unidade do CSVH exclusivamente dedicada a doentes com Alzheimer e outras demências. O projeto mereceu um capítulo próprio no livro hoje lançado, construído de forma colaborativa através dos testemunhos de 15 técnicos multidisciplinares da instituição e do capelão, o Padre Carlos Lopes.

O espaço foi edificado com base em preceitos de neuroarquitetura, uma vertente que planeia o desenho dos edifícios de forma a estimular a autonomia, facilitar a orientação espacial, reduzir a ansiedade e conferir conforto térmico e visual aos utentes com danos cognitivos. A unidade desenvolve programas assentes na estimulação cognitiva e reabilitação motora, validados por candidaturas de inovação social do programa Portugal Inovação Social.

Presidente do CSVH exige valorização salarial no setor

À margem da componente técnica do livro, Jorge Pereira aproveitou o palanque e a presença da tutela governamental para deixar um apelo firme sobre o mercado de trabalho no setor solidário, exigindo reformas na carreira dos cuidadores e técnicos.

“O futuro das organizações sociais depende da sua capacidade para reconhecer, desenvolver e potenciar o talento das suas equipas. Só com profissionais qualificados, motivados e valorizados — incluindo técnicos, cuidadores e outros colaboradores que estão na linha da frente da intervenção social e dos cuidados de saúde — será possível responder aos desafios cada vez mais complexos que se colocam nestas áreas”, defendeu convictamente o dirigente.

Os dirigentes associativos, técnicos de saúde e cidadãos que pretendam obter informações sobre admissões, consultar os critérios de apoio domiciliário ou submeter candidaturas de emprego podem aceder ao portal do Centro Social do Vale do Homem.

ETIQUETAS:acaaosocialamaresapoiosocialBarcelosBragacabesceirasdebastocasadaalegriacsvhfeiradolivrojorgepereiraMinhoPRRvilaverde

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Braga João Rodrigues acompanha obras das novas instalações da PJ Braga: João Rodrigues acompanha obras das novas instalações da PJ
Notícia seguinte Serviço de Pediatria da ULSBE transforma o hospital num espaço de sorrisos no Dia da Criança Serviço de Pediatria da ULSBE transforma o hospital num espaço de sorrisos no Dia da Criança
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Festival-Entre-Vinhos_Barcelos_E24
Barcelos lança Festival Entre Vinhos para valorizar produtores do concelho
Cávado Barcelos
2 horas atrás
Braga Município investe 35 mil euros e reforça meios contra incêndios rurais
Braga: Município reforça Proteção Civil com investimento em novos equipamentos e apela à prevenção da população
Braga Cávado
22 horas atrás
Viana Força Aérea elebra 74.º aniversário com festival de aeronaves, drones e concertos
Viana: 74.º aniversário da Força Aérea traz nove dias de festa e aviões à cidade
Viana do Castelo Litoral
2 dias atrás
Viana Festival Vaudeville Rendez-Vous integra Viana do Castelo e cria Pentágono Cultural
Viana: Festival Vaudeville Rendez-Vous integra Viana do Castelo e cria Pentágono Cultural
Viana do Castelo Litoral
2 dias atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Braga: Mercado Municipal com estacionamento condicionado para instalação de sensores inteligentes
BragaCávado

Braga: Mercado Municipal com estacionamento condicionado para instalação de sensores inteligentes

2 meses atrás
Circular de Baercelos
BarcelosCávado

Barcelos: E 20 anos depois…a Circular de Barcelos vai “fechar”

3 anos atrás
SC Braga racic Minho
eSports

Futebol: SC Braga volta ao 3º lugar em jogo de árbitro com “complicómetro” ligado

1 ano atrás
acidente barcelos varzea
BarcelosCávado

Barcelos: Dois feridos após colisão na EN204

2 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Um Arcuense em Ocorrências: Viatura arde junto ao Intermarché
  • Marisa em Chegou a Portugal uma plataforma de emprego só para cuidadoras

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up