e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: Município reforça Proteção Civil com investimento em novos equipamentos e apela à prevenção da população
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Braga: Município reforça Proteção Civil com investimento em novos equipamentos e apela à prevenção da população
BragaCávado

Braga: Município reforça Proteção Civil com investimento em novos equipamentos e apela à prevenção da população

Redação E24
4 de Junho de 2026 22:39
Redação E24
21 horas atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
Braga Município investe 35 mil euros e reforça meios contra incêndios rurais
Partilhar

Presidente João Rodrigues apresentou plano para 2026 e anunciou novos pontos de água em Oliveira São Pedro e Arentim; concelho regista mínimos históricos de área ardida

O Município de Braga apresentou publicamente o Dispositivo Municipal de Vigilância e 1.ª Intervenção para o ano de 2026. A estratégia da autarquia foca-se no reforço substancial da capacidade logística e operacional no terreno, mas lança também uma convocatória direta e um apelo à responsabilidade cívica de toda a comunidade no combate e prevenção de incêndios rurais.

O plano coordenado junta as forças de segurança, agentes de proteção civil e várias parceiras locais, com destaque para as Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) de Este, Sobreposta, Pedralva e Lomar e Arcos. Numa cerimónia oficial, os operacionais destas freguesias e os elementos da Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF) receberam novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), num investimento superior a 35.000€, cofinanciado pelos fundos comunitários do programa NORTE 2030.

Os números do dispositivo e novas infraestruturas de água

A operação florestal desenhada para os meses críticos de 2026 apresenta um incremento de forças face aos anos transatos, distribuindo os meios por dois eixos prioritários de atuação:

  • Vigilância ativa: Conta com 56 operacionais no terreno, apoiados diretamente por 19 viaturas de patrulhamento;
  • 1.ª Intervenção de combate: Mobiliza um contingente de 229 operacionais e uma frota de 24 viaturas dedicadas — o que representa um acréscimo líquido de mais sete veículos do que no ano anterior.

O Presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, sublinhou que a proteção civil do concelho se consolidou através de uma simbiose entre as equipas técnicas e os cidadãos. Para além da aposta em formação contínua, o autarca detalhou os novos investimentos em infraestruturas hidráulicas de suporte no terreno, anunciando a criação de um novo ponto de água em Oliveira São Pedro e o planeamento e preparação de um segundo ponto de abastecimento em Arentim, estruturas consideradas vitais para acelerar o reabastecimento dos bombeiros em pleno combate rústico.

Proximidade com populações e mínimo histórico de área ardida

Em representação direta das várias Unidades Locais, a presidente da Junta de Freguesia de Sobreposta, Elizabete Silva, tomou a palavra para validar a eficácia do modelo descentralizado de proximidade:

“A criação destes mecanismos locais é fundamental, uma vez que permite desenvolver um trabalho de muito maior proximidade com as populações, garantindo que o alerta e a primeira intervenção acontecem de forma rápida e integrada no território.”

Os resultados práticos desta política integrada foram esmiuçados pelo Vice-Presidente da autarquia, Altino Bessa, que revelou que Braga registou recentemente a menor área ardida em incêndios rurais desde que há registo estatístico no concelho. O responsável considerou este recorde histórico como o reflexo direto de um salto qualitativo no planeamento preventivo e na articulação permanente entre os agentes.

AFS01152 1 AFS01168 1

Autarquia disponibiliza biotrituradores gratuitos para evitar queimas

A fechar os trabalhos, João Rodrigues emitiu um forte apelo à população bracarense para que evite de forma total e absoluta a realização de queimas de sobrantes agrícolas ou florestais, comportamentos que potenciam o risco de incêndios involuntários.

Como alternativa segura, ecológica e totalmente gratuita, o edil relembrou que a comunidade tem ao seu dispor o serviço de biotriturador móvel inserido no projeto “Cuidar Braga”. Este equipamento pode ser facilmente requisitado e agendado pelos proprietários através do Serviço Municipal de Proteção Civil ou diretamente junto dos balcões das respetivas juntas de freguesia. Em caso de avistamento de fumo suspeito ou comportamentos de risco, as autoridades recordam que a linha prioritária a contactar é o 112.

Os proprietários de terrenos, agricultores e munícipes que necessitem de consultar o índice diário de risco de incêndio, agendar o serviço gratuito de trituração de ramagens ou conhecer os planos de limpeza obrigatória de faixas de gestão de combustível podem aceder ao portal institucional do Município de Braga.

ETIQUETAS:Bragacávadoincêndiosinfraestruturasnorte2030

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Viana Força Aérea elebra 74.º aniversário com festival de aeronaves, drones e concertos Viana: 74.º aniversário da Força Aérea traz nove dias de festa e aviões à cidade
Notícia seguinte Festival-Entre-Vinhos_Barcelos_E24 Barcelos lança Festival Entre Vinhos para valorizar produtores do concelho
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Festival-Entre-Vinhos_Barcelos_E24
Barcelos lança Festival Entre Vinhos para valorizar produtores do concelho
Cávado Barcelos
1 hora atrás
Viana Força Aérea elebra 74.º aniversário com festival de aeronaves, drones e concertos
Viana: 74.º aniversário da Força Aérea traz nove dias de festa e aviões à cidade
Viana do Castelo Litoral
2 dias atrás
Viana Festival Vaudeville Rendez-Vous integra Viana do Castelo e cria Pentágono Cultural
Viana: Festival Vaudeville Rendez-Vous integra Viana do Castelo e cria Pentágono Cultural
Viana do Castelo Litoral
2 dias atrás
IPVC Docente conquista Gold A' Design Award 2026 com banco inspirado na cultura japonesa
IPVC: Docente conquista “Gold A’ Design Award 2026” com banco inspirado na cultura japonesa
Viana do Castelo Litoral
2 dias atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Braga: "A noite também é Economia mas é preciso conciliar com a população", afirma Ricardo Rio
BragaBusinessCávado

Braga: “A noite também é Economia mas é preciso conciliar com a população”, afirma Ricardo Rio

3 anos atrás
IMG 3363
BarcelosCávado

Barcelos: “Tito” perde a vida em acidente de mota

3 anos atrás
Braga Investimento de 12 ME em unidades de saúde do concelho
BragaCávado

Braga: Investimento de 12 ME em unidades de saúde do concelho

2 anos atrás
cão braga Póvoa de Varzim Barcelos
BarcelosCávado

Barcelos: Aprovado protocolos com associações para promover vacinação, esterilização e adoção de animais

2 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Um Arcuense em Ocorrências: Viatura arde junto ao Intermarché
  • Marisa em Chegou a Portugal uma plataforma de emprego só para cuidadoras

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up