e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • O Próximo Passo
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Esposende: Bloco promove debate aberto sobre o futuro do PDM
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • O Próximo Passo
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Esposende > Esposende: Bloco promove debate aberto sobre o futuro do PDM
EsposendeLitoral

Esposende: Bloco promove debate aberto sobre o futuro do PDM

Redação E24
16 de Julho de 2026 19:38
Redação E24
3 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
esposende
Foto: Nuno Cerqueira
Partilhar

O Bloco de Esquerda (BE) de Esposende vai promover, no próximo dia 25 de julho, a conferência “Que PDM precisamos?”, uma iniciativa destinada a discutir publicamente as opções para o desenvolvimento do concelho nas próximas décadas.

O encontro está marcado para as 15h30, no Auditório do Posto de Turismo de Esposende, e será aberto a toda a população, independentemente da orientação ou filiação política dos participantes.

Em comunicado, o BE defende que o Plano Diretor Municipal (PDM) tem consequências diretas na vida dos cidadãos, uma vez que estabelece regras sobre a ocupação do território, construção de habitação, proteção ambiental, mobilidade, instalação de atividades económicas e criação de equipamentos e espaços públicos.

Habitação, ambiente e mobilidade em debate

A conferência pretende colocar em discussão cinco grandes áreas: habitação acessível, defesa dos recursos naturais, mobilidade e espaço público, cultura e desenvolvimento de uma economia orientada para as necessidades da população.

O partido considera que a discussão do PDM deve decorrer de forma “aberta, pública, franca e cara a cara”, permitindo ouvir quem reside, trabalha ou mantém uma ligação ao concelho.

Entre as matérias que o BE pretende levar ao debate encontram-se a erosão costeira e a preservação dos moinhos, das dunas e do pinhal de Apúlia. Para Fão, são apontadas como prioridades a proteção da frente costeira e do rio Cávado, a requalificação da zona ribeirinha, a habitação para residentes, a mobilidade pedonal e ciclável e a preservação do património local.

Em relação a Gemeses, o partido identifica como desafios o crescimento urbano sem perda da identidade rural, a valorização da Barca do Lago e da frente ribeirinha, a melhoria das ligações a Esposende e a criação de condições para fixar população jovem.

O Bloco pretende ainda discutir a localização de novas construções, a proteção das linhas de água e das áreas agrícolas, o apoio ao comércio local e a adaptação do território às alterações climáticas.

A estrutura concelhia apela à apresentação de ideias e perguntas durante a sessão, defendendo que as decisões tomadas no atual processo de planeamento terão impacto prolongado sobre as diferentes freguesias de Esposende.

ETIQUETAS:ambienteapuliaBloco de EsquerdaEsposendefãoGemeseshabitaçãomobilidadePDM de Esposendeprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento1
Triste0
Zangado0
Notícia anterior incendio braga central de camionagem abandonada - 5 Braga: Antiga Central de Camionagem volta arder
Notícia seguinte esposende contentor arde - 1 Esposende: Contentor arde junto à EN13. Protesto contra aumentos?
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Governo confirma subida do salario minimo nacional para 970 euros em 2027 scaled e1791471709233
Governo confirma subida do salário mínimo nacional para 970 euros em 2027
Global
30 minutos atrás
Barcelos Exposicao Viagem Cigana inaugurada no centro da cidade antes de ser apresentada no Conselho da Europa
Barcelos: Exposição “Viagem Cigana” inaugurada no centro da cidade antes de ser apresentada no Conselho da Europa
Barcelos Cávado
41 minutos atrás
Esposende Municipio aprova projeto para construir 10 moradias de arrendamento acessivel em Palmeira de Faro
Esposende: Município aprova projeto para construir 10 moradias de arrendamento acessível em Palmeira de Faro
Esposende Litoral
1 hora atrás
Barcelos Feira de Emprego Grow Your Skills Up entre 12 e 14 de outubro
Barcelos: Feira de Emprego “Grow Your Skills Up” entre 12 e 14 de outubro
Barcelos Cávado
4 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

casas habitação
Global

Governo entrega 10 mil casas às famílias e garante cumprimento da meta do PRR

1 ano atrás
ascra
CávadoEsposende

Esposende: Município apoia ASCRA com 100 mil euros para ampliar serviços e ajudar a comunidade

4 anos atrás
carro arde na EN13 marinhas esposende - 1
EsposendeLitoral

Esposende: (vídeo) Carro consumido pelas chamas na EN13

8 meses atrás
combustiveis gasoleo gasolina
Business

Combustíveis voltam a subir na próxima semana

5 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Marília Goulart em PSD visita a ULS de Braga e Barcelos/Esposende e expõem progressos no acesso a médicos de família e cirurgias
  • Marília Goulart em PSD visita a ULS de Braga e Barcelos/Esposende e expõem progressos no acesso a médicos de família e cirurgias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up