Obra “Um passeio pelas Praias Fluviais de Braga”, desenvolvida pela Escola Europeia de Ensino Profissional, foi apresentada na Praia Fluvial de Merelim São Paio
O Município de Braga e a Escola Europeia de Ensino Profissional apresentaram publicamente esta quarta-feira, 22 de julho de 2026, o livro pedagógico Um passeio pelas Praias Fluviais de Braga. A publicação visa sensibilizar os mais jovens e a comunidade em geral para a preservação dos recursos hídricos, a segurança aquática e a salvaguarda da biodiversidade local.
O projeto resultou de um trabalho multidisciplinar promovido por alunos e docentes da instituição de ensino, que assumiram a investigação, a redação dos textos, a criação das ilustrações e a conceção dos jogos pedagógicos incluídos na obra. Através das histórias do personagem Mário e dos seus colegas, o leitor é guiado pelo património fluvial do concelho, aprendendo o significado da Bandeira Azul e as regras de civismo em meio natural.

Educação ambiental e ações de sensibilização no terreno
Durante a cerimónia de apresentação na Praia Fluvial de Merelim São Paio — inserida na programação de Educação Ambiental associada à Bandeira Azul —, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, enalteceu o envolvimento dos jovens na valorização do território:
“A proteção do património natural depende da capacidade de formar cidadãos informados, responsáveis e conscientes do impacto das suas escolhas. Este projeto leva a educação ambiental para fora da sala de aula e transforma o território num espaço de aprendizagem e cidadania.”
A jornada incluiu ainda dinâmicas dinamizadas pela Braval e pela AGERE, nomeadamente a distribuição de cinzeiros de bolso sob o lema “As beatas não sabem nadar” e a realização dos “Jogos Ambientais”, focados na redução, reutilização e reciclagem de resíduos junto dos banhistas.











