e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • O Próximo Passo
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Viana: UNIPVC integra consórcio europeu do projeto “My Farm” para promover a agricultura multifuncional
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • O Próximo Passo
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Viana do Castelo > Viana: UNIPVC integra consórcio europeu do projeto “My Farm” para promover a agricultura multifuncional
Viana do CasteloLitoral

Viana: UNIPVC integra consórcio europeu do projeto “My Farm” para promover a agricultura multifuncional

Redação E24
5 de Agosto de 2026 15:54
Redação E24
2 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
Viana UNIPVC integra consorcio europeu do projeto My Farm para promover a agricultura multifuncional
Partilhar

Universidade Politécnica de Viana do Castelo é a única instituição portuguesa a integrar o consórcio europeu “My Farm”

A Universidade Politécnica de Viana do Castelo (UNIPVC) é a única instituição portuguesa a integrar o consórcio europeu do projeto My Farm, financiado pelo programa Erasmus+. A iniciativa visa transformar a visão tradicional do setor agrícola, promovendo o conceito de agricultura multifuncional para responder às exigências de sustentabilidade, proteção de recursos naturais e resiliência às alterações climáticas.

O projeto é coordenado no Politécnico de Viana do Castelo por Duarte Alves, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-UNIPVC), contando com a colaboração multidisciplinar de docentes da Escola Superior Agrária (ESA-UNIPVC) nas áreas da engenharia, tecnologias digitais, agricultura e sustentabilidade.

Consórcio internacional e objetivos estratégicos

A UNIPVC junta-se a 11 parceiros de seis países europeus (Itália, Grécia, Roménia, Chipre, Ucrânia e Portugal), reunindo universidades, centros de investigação, empresas e entidades do setor.

O projeto My Farm foca-se em capacitar as explorações agrícolas para irem além da produção alimentar, integrando vertentes como a educação, a inovação, o turismo rural, a valorização dos serviços dos ecossistemas e a coesão das comunidades locais.

Principais produtos e ferramentas desenvolvidas:

  • Consultor de Multifuncionalidade: Criação de um novo perfil profissional especializado;
  • Capacitação Online: Lançamento de um curso europeu em formato digital;
  • Plataforma Digital: Disponibilização de ferramentas de autoavaliação e de um mapa europeu de explorações multifuncionais;
  • Recursos Técnicos: Elaboração de manuais e guias para agricultores, investigadores e decisores políticos.

Casos de estudo de Ponte de Lima em destaque europeu

Para demonstrar a aplicação prática do conceito, a plataforma europeia do projeto destaca exemplos concretos de transição multifuncional, entre os quais sobressaem duas explorações do concelho de Ponte de Lima:

  • Aphros Wine (Refoios do Lima): Focada no enoturismo sustentável e na produção vitivinícola biodinâmica, aliando a preservação da biodiversidade e das castas autóctones à internacionalização.
  • Quinta do Paço de Calheiros: Funciona como um laboratório vivo que integra turismo rural, economia circular, reutilização de água, regeneração de solos e energias renováveis em cooperação com a investigação científica.

Os recursos e o mapa europeu de projetos estão disponíveis para consulta no portal oficial do projeto em myfarmproject.eu/myfarm.

ETIQUETAS:agriculturamultifuncionalcomunidadecomunidadelocalerasmusplusEuropamultifuncionalidadesmyfarmmyfarmprojectplantaformadigitalpontedelimaunipvc

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Vila do Conde Campo de Jogos de Vairao entra na fase final com a colocacao da relva sintetica Vila do Conde: Campo de Jogos de Vairão entra na fase final com a colocação da relva sintética
Notícia seguinte Braga Iniciativa Liberal de Braga critica Junta de Real, Dume e Semelhe por comprar viatura de 30 mil euros Braga: Iniciativa Liberal de Braga critica Junta de Real, Dume e Semelhe por comprar viatura de 30 mil euros
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Viana Municipio acolhe seminario sobre inovacao e ciencia em Equipamentos de Educacao Ambiental
Viana: Município acolhe seminário sobre inovação e ciência em Equipamentos de Educação Ambiental
Viana do Castelo Litoral
14 minutos atrás
Barcelos Conselho Municipal da Juventude aprova por unanimidade Orçamento para 2027 no Monte da Franqueira
Barcelos: Conselho Municipal da Juventude aprova por unanimidade Orçamento para 2027 no Monte da Franqueira
Barcelos Cávado
26 minutos atrás
Judo Judocas do Vitoria Sport Clube alcancam 11 podios e tres ouros no Open Internacional de Paredes de Coura
Judo: Judocas do Vitória Sport Clube alcançam 11 pódios e três ouros no Open Internacional de Paredes de Coura
eSports
35 minutos atrás
Natacao Vitoria Sport Clube sagra se vice campeao nacional no Circuito de Aguas Abertas com Joao Santos no topo do podio
Natação: Vitória Sport Clube sagra-se vice-campeão nacional no Circuito de Águas Abertas com João Santos no topo do pódio
eSports
38 minutos atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Setúbal: PJ detém dois suspeitos de tentativa de homicídio A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, localizou e deteve, fora de flagrante delito, dois homens com 20 e 39 anos, suspeitos da prática dos crimes de detenção de arma proibida e de homicídio qualificado na forma tentada com uso de arma de fogo, que vitimou uma mulher com 19 anos. Os factos verificaram-se em Setúbal, na via pública, junto a um estabelecimento de alojamento local, na sequência de uma discussão entre amigos dos dois suspeitos e um grupo que se encontrava alojado no referido alojamento. Na sequência da disputa, os dois suspeitos foram alertados sobre o conflito em curso e deslocaram-se para o local. Após terem saído do veículo automóvel, fizeram uso de uma arma de fogo para atingir um dos homens envolvidos na discussão, vindo a alvejar com gravidade uma mulher que estava na companhia deste. Após a prática das agressões, a vítima foi assistida no local pelos serviços do INEM e, posteriormente, transportada para o Hospital de Setúbal, onde ficou internada em estado grave face às lesões que apresentava na região abdominal. Os dois detidos foram presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Viana do CasteloLitoral

Viana: Estação Viana Shopping tem uma mini roda gigante para crianças até 12 de Abril

6 meses atrás
Ponte de Lima Concurso de Saltos Internacional na Expolima de 7 a 10 de Maio
Ponte de LimaLima

Ponte de Lima: Concurso de Saltos Internacional na Expolima de 7 a 10 de Maio

5 meses atrás
Ursula e Roberta União Europeia Europa
Global

EU: Roberta e Ursula. Começaram os trabalhos do Parlamento Europeu

2 anos atrás
UCC GNR FocusFillWzczNiw0MTQsIngiLDBd 1
Esposende

Tentaram desviar 134 quilos de polvo da lota e foram apanhados

7 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Marília Goulart em PSD visita a ULS de Braga e Barcelos/Esposende e expõem progressos no acesso a médicos de família e cirurgias
  • Marília Goulart em PSD visita a ULS de Braga e Barcelos/Esposende e expõem progressos no acesso a médicos de família e cirurgias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up