Roteiro “Freguesia a Freguesia” passou pela maior freguesia do concelho em termos de área territorial para identificar prioridades e acompanhar obras na Rua 25 de Abril
O Presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, esteve na freguesia de Adaúfe no âmbito de mais uma etapa do roteiro “Freguesia a Freguesia”. O encontro entre o Executivo Municipal e a Junta de Freguesia serviu para analisar os desafios específicos resultantes da grande extensão e dispersão territorial da maior freguesia do concelho.
Entre as prioridades definidas pela autarquia sobressaem as melhorias na rede viária e espaço público, destacando-se a intervenção em curso na Rua 25 de Abril (com a criação de nova faixa de rodagem e passeios), bem como o compromisso de estender a repavimentação a outros arruamentos prioritários.
Na área da educação, a dispersão dos estabelecimentos de ensino foi apontada como um desafio à gestão de recursos. O autarca garantiu contudo a manutenção do reforço no acompanhamento escolar, recordando que a autarquia destina anualmente mais de 1,9 milhões de euros acima dos rácios legais para a contratação de assistentes operacionais.
Prioridades de investimento identificadas em Adaúfe
- Rede Viária: Continuação de obras na Rua 25 de Abril e planeamento de novas repavimentações.
- Parque Escolar: Reorganização e adequação dos recursos humanos e infraestruturas em articulação com os agrupamentos de escolas.
- Apoio Operacional: Alocação contínua de assistentes operacionais para garantir segurança e suporte às famílias.


















