O Museu da Imagem (MIB) ganha nova vida com acervo histórico sobre a fotografia e dinamiza atividades especiais durante o fim de semana festivo
O Museu da Imagem, em Braga, reabriu oficialmente as suas portas ao público na noite desta sexta-feira, integrando o programa da Noite Branca de Braga 2026. O momento marca o início de um novo ciclo para o equipamento cultural municipal e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Rodrigues, que assinalou o simbolismo da devolução deste espaço à cidade no âmbito da qualificação da oferta cultural local.
A reabertura fica marcada pelo lançamento da exposição “Máquinas de ver”, uma mostra que explora o universo material e técnico da fotografia a partir do acervo do próprio museu. A exposição reúne câmaras, instrumentos laboratoriais, negativos e documentos de estúdios bracarenses históricos, com destaque para a Fotografia Aliança e a Casa Pelicano.
A par do percurso expositivo e do laboratório analógico visitável, a experiência estende-se ao espaço exterior com um quiosque transformado em câmara obscura, permitindo aos visitantes observar o princípio ótico fundamental da fotografia. Segundo a vereadora da Cultura, Catarina Miranda, a programação do espaço inclui visitas guiadas e oficinas participativas dedicadas à luz e à imagem ao longo de todo o fim de semana.

















