A travessia desportiva e ambiental vai ligar os municípios do Cávado em dois dias de aventura, desporto e valorização do património natural.
O vale do Cávado acolhe, nos dias 3 e 4 de outubro de 2026, mais uma edição do Transcávado BTT/GPS, um dos acontecimentos de referência do ciclismo paraolímpico e de lazer na região do Minho.
A iniciativa de BTT orientada por GPS liga diversos concelhos banhados pelo rio Cávado, propondo um itinerário que cruza caminhos rurais, zonas florestais, trilhos técnicos e paisagens ribeirinhas de elevada riqueza ambiental.
Desporto, turismo ativo e identidade regional
Mais do que uma vertente puramente competitiva, a organização perspetiva a prova como um evento de turismo ativo e superação pessoal. A jornada visa promover estilos de vida saudáveis, fomentar a cooperação entre os municípios da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIMCÁVADO) e potenciar o património natural e cultural do território.
A participação no Transcávado BTT/GPS está aberta a atletas federados e praticantes amadores que procurem percorrer a extensão do vale em duas etapas integradas no fim de semana de outubro.




















