O certame centenário decorre de 23 a 25 de outubro com Feira Franca, concurso de gado, corrida de cavalos e folclore.
A centenária localidade do Pico de Regalados, no concelho de Vila Verde, acolhe de 23 a 25 de outubro de 2026 mais uma edição das emblemáticas Feiras Novas. O certame, com mais de 500 anos de história documentada, volta a transformar o Largo da Feira num ponto de encontro da ruralidade, pecuária e cultura popular minhota.
A iniciativa está integrada na programação municipal «Na Rota das Colheitas 2026», sendo organizada pela Associação Cultural, Recreativa, Desportiva e de Solidariedade Social (ACRDSS) do Pico de Regalados, em cooperação com a União das Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós e o Município de Vila Verde.

Programa de Três Dias Recheado de Tradição e Animação
A agenda festiva cruza vertentes de convívio comunitário, desporto e preservação etnográfica:
- Sexta-feira, 23 de outubro: Abertura oficial às 21h00, seguida pela atuação dos Rusgas e grupos locais.
- Sábado, 24 de outubro: Dia dedicado à matriz rural com a Feira Franca, o tradicional Concurso de Gado e a Corrida de Cavalos. O período noturno reserva um espetáculo equestre, cantares ao desafio e os concertos de Daniel Sousa e Valter S. Martinho.
- Domingo, 25 de outubro: A manhã inicia com o passeio de BTT pelas Terras de Regalados e a celebração da Missa das Colheitas. À tarde, o Festival Folclórico junta em palco o Rancho Infantil e Juvenil do Pico de Regalados e o Rancho das Tradições.
As Feiras Novas reforçam a estratégia autárquica de preservação da memória coletiva e dinamização do mundo rural ao longo do outono minhoto.














