Com o forte crescimento dos pagamentos cashless, quer realizados com cartões no TPA Contactless quer efetuados por Digital Wallets, 30% das pequenas e médias empresas em Portugal já aceita pagamentos por POS (Point of Sale, comummente conhecidos por TPA), percentagem que acaba por subir para 54% se só se atender a organizações de média dimensão.
Quem o afirma é o estudo “Barómetro de cartões para Microempresas, PME e Médias Empresas”, realizado pela Inmark Europa para a Mastercard Portugal.
O estudo indica-nos ainda que 23,4% dos trabalhadores independentes referem utilizar POS para receber pagamentos físicos ou virtuais, uma percentagem que atinge os 39% no caso das microempresas e para os já referidos 54% nas empresas de média dimensão.
De notar que, das empresas que aceitam pagamentos por terminal, 56% refere que o seu TPA está preparado para a tecnologia contactless, mas que apenas 50% dizem aceitar pagamentos através de cartões com essa tecnologia, enquanto 8% afirmam ter um TPA virtual.
Segundo Maria Antónia Saldanha, country manager da Mastercard em Portugal, citada em comunicado, “estes dados mostram que, apesar da evolução positiva e da crescente consciencialização por parte dos nossos empresários das vantagens da aceitação de pagamentos com cartões ou da aposta na digitalização, existe ainda um longo caminho a percorrer”.
Principais fatores para as empresas aceitarem pagamentos por TPA
Os principais motivos apresentados pelas empresas para aceitarem pagamentos com cartão através de terminal de pagamento automático são, facilidade e conveniência nos pagamentos (60%), segurança (33%), melhoria/facilidade/rapidez das vendas (32%), exigência por parte dos clientes (19%), fidelização (15%), prestação de um bom serviço (13%), são os motivos apresentados pelas empresas para aceitarem pagamentos com cartão através de terminal de pagamento automático.
Neste campo, é útil sublinhar que, de acordo com o estudo, o ticket médio das compras pagas com cartões ronda os 226 euros, enquanto as vendas médias em dinheiro físico representam, atualmente, apenas 121 euros.
Valores que, a par da preferência dos consumidores pelos pagamentos contactless, mostram uma clara tendência dos consumidores portugueses deixarem o dinheiro de lado e apostar em meios de pagamento cashless.
74% dos pagamentos utilizam tecnologia Contactless
Aliás, de acordo com o relatório REDUNIQ Insights relativo ao primeiro semestre de 2022, cerca de 3 em cada 4 compras com cartão (74%) foram efetuadas utilizando a tecnologia contactless, acabando por mostrar que os meios de pagamento sem contacto fazem parte do dia-a-dia de praticamente todos os portugueses, sendo que expectativa é que a utilização desta tecnologia continue a aumentar.
Segundo este relatório transacional desta solução de conhecimento da Instituição Financeira de Crédito, S.A. – UNICRE, o peso dos pagamentos por TPA com recurso a meios contactless representava no final de junho do ano passado 55% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ, mais 9% do que se verificava em 2021 e mais 30% do que acontecia em 2020.
Já na rubrica transações, os dados são ainda mais impressionantes, com o contactless a representar 74% do total, mais 9% do que em 2021 e mais 22% do que em 2020.
Se à preferência por pagamentos contactless untarmos os fatores que as empresas que aceitam pagamentos através de TPA apontam como motivos para equiparem os seus espaços com estes terminais, o resultado é a necessidade de todas as empresas pensarem em apostar em terminais de pagamento inovadores e adaptados aos novos hábitos de consumo.
Pagamentos cashless inovadores para os negócios
Esse é o caso do terminal de pagamentos Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que um negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.
Ao funcionar como TPA contactless e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos.
Para além do REDUNIQ Smart, e porque a inovação é palavra de ordem na REDUNIQ, esta marca da UNICRE especializada no desenvolvimento de soluções de pagamento está a lançar no mercado a REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que um negócio se torne mais móvel e aceite pagamentos por QR Code, NFC ou Contactless onde e quando quiser através da instalação da aplicação REDUNIQ Soft no seu smartphone ou tablet.