Esta vontade foi manifestada ontem, numa reunião que decorreu em Vila Verde entre a CIM Cávado e o Ministro das Infraestururas, João Galamba.
Mário Constantino e Benjamim Pereira referiram que esta nova ligação “além de servir os objetivos de desenvolvimento industrial, será também uma obra fundamental para a mobilidade das populações que habitam nestas zonas dos dois concelhos”.
Na sustentação desta proposta, é sublinhado que “as duas autarquias têm trabalhado articuladamente para que seja criado, nas freguesias de Palme (Barcelos) e Vila Cã (Esposende), um grande Parque Industrial de última geração, onde se possam vir a instalar empresas, não só dos setores tradicionais, mas, sobretudo, indústrias que assentem os seus modelos de negócio em tecnologia de ponta e inovação”, daí a necessidade de que seja “desde já prevista essa ligação direta à A28”.
Mas há outras ligações que outros autarcas da CIM Cávado querem fazer às auto estradas, nomeadamente à A3.
Mário Constantino e Ricardo Rio subscrevem um documento onde apelam ao ministro das Infraestruturas “a reformulação do Nó de Martim/Cabreiros”, para que possa servir a zona industrial da Pousa e a freguesia de Padim da Graça.
Ambos os autarcas alegam que “a reformulação daquele Nó seria de grande importância para a melhoria dos acessos às indústrias já instaladas”, como também potenciaria a atração de novos investidores.
No que respeita à zona norte de Barcelos, os presidentes das Câmaras de Barcelos, Vila Verde e de Ponte de Lima apresentaram ao ministro João Galamba um dossiê sobre a necessidade de um acesso à A3, a ficar localizado nas freguesias de Escariz/Igreja Nova.
Os três autarcas afirmam que se trata de um nó de ligação essencial ao desenvolvimento dos respetivos territórios, mas também de toda a região.
Justificando a sua pretensão, os presidentes das três Câmaras asseguram que esta aspiração vem ao encontro do esforço financeiro que os Municípios de Barcelos e Ponte de Lima irão fazer, a breve prazo, na requalificação da END 306 – Estrada Nacional Desclassificada 306, que potenciará ainda mais a utilização do futuro Nó de Ligação à A3.