A iniciativa visou fortalecer a qualidade do sistema educacional por meio de diversas abordagens.
Neste período, foram abrangidas 387 crianças na Educação Pré-Escolar e 1596 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Adicionalmente, 76 famílias foram acompanhadas, e 15 ações de capacitação para agentes educativos foram realizadas.
A estratégia de promoção do sucesso escolar adotada foi multidisciplinar, combinando recursos e medidas para melhorar os níveis de literacia dos estudantes em várias áreas, incluindo literacia digital, comunicação, competências socioemocionais, pessoais e comportamentais.
Diversos programas foram implementados de acordo com os níveis de ensino. O Programa de Gestão Sócio-emocional visou aprimorar as habilidades socioemocionais das crianças, prevenindo problemas comportamentais e emocionais.
O Programa de Competências de Aprendizagem concentrou-se em estratégias para melhorar o desempenho escolar dos alunos do 1.º e 2.º anos. Além disso, o Programa de Aquisição de Hábitos e Métodos de Estudo trabalhou a motivação, atitude e organização dos alunos do 3.º e 4.º anos.
A equipe multidisciplinar também ofereceu avaliação e acompanhamento individualizado para alunos com dificuldades de aprendizagem, colaborando com suas famílias para desenvolver estratégias de gestão emocional e habilidades de suporte ao sucesso acadêmico.
Na área da capacitação digital, recursos educativos digitais foram introduzidos para mitigar as desigualdades no acesso à tecnologia. Temas como literacia financeira foram abordados, incluindo poupança, gestão financeira e consumo responsável.
Projetos específicos, como o Ensinar e Aprender Português, visaram apoiar alunos com dificuldades na leitura e escrita. O Projeto Hypatiamat concentrou-se na melhoria do desempenho em Matemática por meio de uma ferramenta digital interativa.
O Projeto Literacia no Cávado está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, contribuindo para a erradicação da pobreza, igualdade de gênero, educação de qualidade, entre outros. Também reflete princípios de inclusão, desenvolvimento sustentável e valorização do conhecimento, promovendo o sucesso educativo e a inclusão social.