Carlos Fernandes, vice-presidente da IP, fez o anúncio durante as jornadas Redes de Transporte e Logística na Fachada Atlântica, destacando que estudos estão em andamento nos dois países.
Embora a obra seja improvável de estar concluída até 2030, Carlos Fernandes ressaltou que a União Europeia estabeleceu o prazo de 2040 para a conclusão da “rede alargada do corredor atlântico transfronteiriço”. A data exata de conclusão dependerá de negociações entre os dois governos.
Fernandes enfatizou que a parte portuguesa só estará pronta quando a espanhola também estiver concluída, destacando a necessidade de acordo mútuo entre os países.
Atualmente, o serviço de passageiros entre Porto e Vigo leva cerca de duas horas e 30 minutos, o que se espera resolver com a nova ligação de alta velocidade.
O projeto inclui a saída sul de Vigo, um túnel que permitirá a conexão direta entre Vigo e Portugal, e um novo trecho entre Braga e a fronteira.
A IP planeja lançar o primeiro concurso para uma nova linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto no início de 2024. Espanha também está realizando um estudo informativo para a conexão.
O projeto de alta velocidade entre Lisboa e Porto, estimado em cerca de 4,5 bilhões de euros, visa reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades para uma hora e 15 minutos, com paragens possíveis em várias cidades.
Paralelamente, a ligação Porto-Vigo está em andamento e inclui uma nova conexão ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e um trecho entre Braga e Valença, previsto até 2030.