Aí está a 21ª edição no “Março com Sabores do Mar” que todos anos serve na mesa do concelho de Esposende gastronomia e um conjunto alargado de iniciativas de âmbito educacional, cultural e ambiental.
Até ao dia 2 de abril são dezenas as iniciativas (vera aqui) que pretendem afirmar a gastronomia/vinhos como produto estratégico.
«O objetivo é de atrair visitantes ao concelho, apostando também na valorização dos produtos endógenos e na capacitação dos agentes económicos locais, o evento mantém uma abrangência alargada, envolvendo a comunidade em geral e, de forma particular, a população escolar», destaca o edil Benjamim Pereira.
Nesta edição participam 39 restaurantes, dos quais 15 aderem ao concurso ao “Sabores do Mar”, 21 pastelarias e dois produtores de vinhos.
FIM-DE-SEMANA GASTRONÓMICO
28 de fevereiro a 1 de março
Lampreia, Clarinhas de Fão e Vinhos Verdes do Concelho
Informações em www.portoenorte.pt
Paralelamente à vertente gastronómica, Esposende apresenta várias propostas de animação. Assim, no Espaço Aldeias de Mar, que estará instalado no Largo Rodrigues Sampaio, no centro da cidade de Esposende, ao longo de todo o fim-de-semana, haverá lugar à sensibilização, através da ação “Sustentabilidade: Mudança necessária – Educar para a consciencialização e responsabilização”. O espaço estará aberto no 28, das 10h00 às 19h00, no dia 29 das 10h00 às 22h00 e, no dia 1 de março, entre as 11h00 e as 22h00.
Na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, às 21h30, na Igreja Paroquial de Marinhas, terá lugar o Concerto pela Orquestra da Costa Atlântica e o tenor Carlos Guilherme. No sábado, dia 29, às 21h30, e no domingo, 1 de março, às 16h30, no Auditório Municipal de Esposende, o grupo infantojuvenil “Boca de Cena” leva à cena a peça “Seda”, no âmbito do FestiAma – Festival de Teatro Amador de Esposende.
No dia 1 de março, domingo, no Largo Rodrigues Sampaio e Largo do Mercado, realiza-se mais uma edição da Feira das Velharias.
EXPOSIÇÃO
Propostas Gastronómicas com Sabores do Mar
1 a 31 de março
Centro de Informação Turística | Esposende
Durante o mês de março, no Centro de Informação Turística de Esposende, decorrerá a mostra fotográfica intitulada “Propostas Gastronómicas com Sabores do Mar”. Será uma exposição alusiva aos 15 pratos que integram a XVII edição do concurso gastronómico do “Sabores do Mar”, sendo uma antecâmara visual e informativa das propostas gastronómicas que poderá encontrar nos estabelecimentos aderentes.
SUSTENTABILIDADE: A MUDANÇA NECESSÁRIA
Educar para a consciencialização e responsabilização
28 de fevereiro | 10h00_19h00
29 de fevereiro | 10h00_22h00
1 de março | 10h00_22h00
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
Abordagem pedagógica acerca da temática da sustentabilidade ambiental ligada à alimentação. Ação da responsabilidade da Tupperware, com demonstrações de receitas para público, workshops, distribuição de brindes e atividades diversas relacionadas com o mundo Tupperware. Inclui uma ação a realização de show cooking, na manhã de sábado dia 29 de fevereiro, na entrada sul do Mercado Municipal, onde inclui a oferta de brindes e degustações
CONCURSO Fish Chef
2 a 6 de março
Escolas do Concelho
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
No intuito de assegurar a preservação, valorização e promoção do acervo gastronómico de Esposende, especialmente no que respeita aos pratos de peixe e mariscos, os jovens do 3.º CEB e do ensino secundário, são convidados a serem “Fish Chefes”. Este concurso vai para a vai para a V edição.
O “Fish Chefe” traduz-se, assim, numa atividade divertida que não só apela ao consumo de peixe, como ao conhecimento dos produtos endógenos do concelho. Tem a particularidade também de ajudar os mais novos na aquisição de competências de empreendedorismo e trabalho em equipa, melhorando a sua autoestima e confiança.
As eliminatórias nas escolas decorrem de 2 a 6 de março e a final está prevista para o dia 6 de março, pelas 14h30, no Espaço Aldeias de Mar, instalado no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende dando, assim, oportunidade às famílias e à comunidade de assistirem à prestação dos “Fish Chefes”.
CONCURSO
Sabores do Mar
Restaurantes aderentes
XVII edição deste concurso gastronómico envolve a restauração, tendo como objetivo estimular a criatividade dos “cozinheiros” para o lançamento de pratos inovadores, renovando a oferta dos cardápios das unidades de restauração, suportados numa base de utilização dos produtos locais.
Muitos desses pratos ainda constam nas “cartas” da nossa restauração, o que significa que foi uma aposta ganha.
Na edição deste ano, dos 39 restaurantes aderentes ao “Março com Sabores do Mar”, 15 sujeitam-se a concurso com pratos muito diversificados, onde se destaca o robalo.
Nos dois primeiros domingos de março, à hora de almoço, os comensais serão surpreendidos nos restaurantes aderentes a concurso, com animação a carga da Universidade Autodidata de Esposende.
CONCURSO
Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar
Escola Profissional de Esposende | Fão
XI edição do concurso gastronómico vocacionado para os alunos da área de restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende. Têm como objetivo a valorização profissional dos participantes, sendo apurados entre outros valores, as técnicas e destreza pessoal, higiene e método de trabalho.
Para além disso, pretende-se com este concurso promover do acervo gastronómico local, ligado aos peixes e mariscos dos rios e mar.
CONCURSO
Cantinas Escolares com Sabores do Mar
9 a 13
Cantinas escolares aderentes
VII edição do concurso que visa estimular o cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas, bem como promover a criatividade e inovação na elaboração das ementas e na preparação das refeições escolares, fomentando assim o consumo de peixe.
PEIXE COM TODOS
Concurso de cozinha popular
22 | 14h00_19H00
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
III edição do concurso popular e convívio intergeracional de testemunho e partilha do saber fazer, preservando a nossa memória e identidade gastronómica, através da confeção de pratos tradicionais, valorizando os produtos endógenos do concelho, com destaque para os peixes e mariscos.
OFICINAS DE COZINHA
6 | 19h00
Com o Chefe João Novo
13 | 19h00
Com a Chefe Bibiana Oliveira
20 | 19h00
Com o Chefe José Sengo
Organizadas pela Escola Profissional de Esposende, e tendo como objetivo final contribuir para uma melhor qualificação dos atores locais, promovem-se anualmente oficinas e formações para cozinha.
Convidam-se reputados “chefes” e outras personalidades para ministrarem show cookings e várias ações de formação, no Espaço Aldeias de Mar, Largo Rodrigues Sampaio, Esposende.
OFICINA DE COZINHA
À descoberta dos Cuscos: um casamento (im)provável com o mar.
7 | 15h30
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
A importância ancestral dos cuscos na gastronomia portuguesa e a surpresa de uma fusão (im)provável com o pescado do nosso mar. Com a colaboração da Socióloga Patrícia Cordeiro e do Chefe Eurico Castro
COZINHAS DO MUNDO
À mesa é que a(s) Gente(s) se entende(m)!
8 | 15h30
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
O acolhimento e a integração das comunidades imigrantes, numa perspetiva de fusão e de partilha gastronómica e social, com as nossas gentes e o nosso “mar”.
DOCES & ENDÓGENOS
A importância da proveniência e da autenticidade
14 e 15 | 14h00_19h00
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
III edição da Iniciativa que pretende, de forma dinâmica, promover a demonstração, degustação e aquisição de produtos locais, com destaque para os hortícolas, pastelaria, lacticínios, vinhos, licores, cerveja artesanal, entre outros.
SENSORIAL LOCAL
O “Rei” Robalo
21 | 15h30
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
Momentos sensoriais e demonstração da versatilidade e qualidade do robalo, do nosso mar, através da confeção de alguns pratos, não esquecendo outros acompanhamentos endógenos.
OFICINA
Como reduzir a sua pegada ecológica enquanto cozinha
26 | 17h30
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
Iniciativa promovida pela Esposende Ambiente, dedicada à redução do desperdício alimentar e à valorização dos resíduos produzidos em contexto familiar. Inclui uma abordagem à compostagem doméstica.
FESTIVAL DAS SOPAS
27 | 19h30
Escola Básica | Apúlia
Respeitando a herança gastronómica de Apúlia, rica em pescado e hortícolas, este evento organizado pela Escola Básica de Apúlia pretende, mais uma vez, sensibilizar a comunidade para a adoção de estilos de vida saudável, através do consumo de sopas que utilizam na sua confeção a grande maioria dos produtos locais.
SALVAR O PLANETA À MESA
Da pele às espinhas: consciência, sabor e nutrição
28 | 15h30
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
Tertúlia e Oficina de Cozinha com a participação do Biólogo Vasco Ferreira do OMARE (Observatório Marinho de Esposende), e do Chefe Emídio Almeida. A pesca sustentável, a confeção de pratos com algumas espécies capturadas localmente reduzindo a pegada ecológica, e o combate ao desperdício alimentar.
SUNSET FLAVOURS
29 | 16h00_20H00
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
O melhor dos nossos produtos locais servidos em forma de petiscos, com a participação de agentes económicos locais.
CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS
Março com Sabores do Mar
2 de Abril | 15h00
Espaço Aldeias de Mar | Largo Rodrigues Sampaio | Esposende
Momento de entrega dos prémios, diplomas e lembranças aos participantes em mais uma edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, promovida pelo Município de Esposende em colaboração com as unidades de restauração do concelho e um vasto conjunto de parceiros.