A XXXIII Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos em Braga, foi apresentado e José Freitas, presidente da Ida e Volta – Associação Cultural e Artística, sublinhou a importância do evento na preservação da cultura popular.
O encontro contará com a presença de 32 grupos, incluindo cinco de Espanha, um de França e os restantes de várias regiões de Portugal, prometendo uma celebração vibrante e diversificada.
Este ano, o evento ganha um significado especial com uma lembrança criada pelo Centro Novais e Sousa de Braga, uma organização que apoia pessoas com necessidades especiais. Esta parceria destaca o espírito inclusivo e comunitário do encontro.
Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, relembrou a expectativa da população bracarense por este evento, que terá lugar no dia 22 de junho no Centro Histórico de Braga.
Marques destacou a alegria das Festas Sanjoaninas e a empatia imediata que as figuras de gigantones e cabeçudos estabelecem com o público, especialmente com as crianças.
Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, expressou o seu agradecimento pelo trabalho contínuo em prol desta colaboração, assegurando que as portas da freguesia estarão sempre abertas para o evento.
