O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) anunciou a acreditação, por seis anos, do novo Programa Doutoral em Engenharia da Digitalização (PD-ED).

Este é o primeiro doutoramento no âmbito da aliança RUN-EU e representa um marco significativo para o IPCA e suas universidades parceiras.
Desenvolvido em colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS) da Irlanda, o programa oferece aos estudantes acesso a infraestruturas e laboratórios de três instituições, promovendo um ambiente de pesquisa diversificado.
Maria José Fernandes, presidente do IPCA, destacou a importância do doutoramento na formação de profissionais para as novas áreas da transformação digital, contribuindo para o desenvolvimento do país e do mundo.
O PD-ED inclui cursos avançados e escolas de investigação internacionais da RUN-EU, além de uma forte ligação à indústria com mais de 40 empresas parceiras em Portugal e na Irlanda.
“Esta colaboração facilita o desenvolvimento de teses, estágios em I&D e rotações laboratoriais, proporcionando uma experiência prática para os doutorandos”, destaca o IPCA.
O programa é suportado por cinco unidades de I&D e visa capacitar a indústria e entidades públicas na adoção de tecnologias digitais emergentes.
“Foca-se em áreas como sistemas ciberfísicos, automação, inteligência artificial, Cloud, IoT, tecnologia 5G e sistemas energéticos inteligentes”, afirma o IPCA.