O Ministro da Educação esteve em Barcelos, hoje, para a abertura do ano escolar. Fernando Alexandre voltou a afirmar que não quer “alunos sem aulas” e comprometeu-se “a resolver o problema”.
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Barcelos deu início ao novo ano letivo com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, no evento “Seminário de Abertura do Novo Ano Letivo – Educamos Juntos”.
Organizado pela Câmara de Barcelos, este encontro reuniu professores de todo o concelho para discutir os desafios e as metas para a educação local.
O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, começou a sua intervenção após uma atividade simbólica intitulada “O Livro Negro das Cores”, em que os participantes ouviram uma história de olhos vendados, replicando um dos muitos programas educativos que o município oferece às escolas.
Na sua intervenção, o ministro abordou as prioridades do Governo para o setor da educação, destacando como principal problema o elevado número de alunos que, no início de cada ano letivo, ficam sem aulas.
“A nossa prioridade é garantir a universalização do acesso à Educação e combater o problema dos alunos sem aulas”, afirmou. Segundo o ministro, o Governo tem como objetivo resolver esta situação até ao final da legislatura.
“Esta é uma falha grave da escola pública que precisa de ser corrigida, mas que tem sido ignorada nos últimos anos”, concluiu.
Compromisso com a educação local
Na sessão de abertura, Mário Constantino Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, saudou o Ministro como “um amigo de Barcelos”, destacando a sua colaboração prévia com o município nas áreas de formação e educação. Durante a sua intervenção, o autarca sublinhou que a Educação é uma prioridade central para a autarquia, fundamental para o desenvolvimento dos jovens e do concelho.
“A escolha das escolas e da educação dos filhos é uma das maiores preocupações dos pais e encarregados de educação”, disse o presidente da Câmara de Barcelos, destacando a importância do envolvimento de toda a comunidade educativa na implementação de projetos que visam combater a exclusão social e promover o sucesso educativo.
Além disso, anunciou um conjunto de obras em escolas do concelho, com os respetivos procedimentos concursais já em preparação.
Com o auditório municipal lotado, Mário Constantino Lopes encerrou a sua intervenção desejando um bom ano letivo aos professores presentes, afirmando que o seminário tinha como objetivo motivar os docentes para enfrentarem os desafios do novo ano escolar.
Desafios e soluções debatidos por especialistas
A segunda parte do seminário foi dedicada a um painel de especialistas que debateram os principais desafios da educação. Moderado pela vereadora da Educação da Câmara de Barcelos, Mariana Carvalho, o painel incluiu contributos de várias personalidades ligadas ao setor.
Luísa Loura, Diretora da PORDATA, destacou a importância de criar mecanismos de diagnóstico e avaliação dos resultados, mencionando ainda a necessidade de reduzir as disparidades de notas entre rapazes e raparigas. Mónica Vieira, Diretora Geral da Iniciativa Educação, centrou-se na urgência de melhorar a capacidade de leitura dos alunos, fator essencial para o sucesso escolar.
Por fim, Pedro Freitas, investigador da Universidade de Oxford e Nova SBE, alertou para o facto de que, até 2030, o país precisará de mais 40% de professores devido a aposentações e ao crescimento do número de alunos. Para ele, é imperativo formar mais docentes e colmatar rapidamente esta lacuna.
Encerramento com Pedro Tochas
O seminário encerrou com um momento de descontração proporcionado pelo comediante Pedro Tochas, que, com o seu espetáculo “Ser sisudo não é sinal de competência, é só sinal que se é sisudo”, arrancou risos e boa disposição da audiência.