Município de Barcelos inaugurou hoje um painel de azulejos intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, na Escola Básica de Fragoso.
Este é o oitavo painel instalado em escolas do concelho, fruto de uma colaboração entre a Biblioteca Municipal e o Museu de Olaria de Barcelos.
A obra reflete as ideias e pensamentos dos alunos sobre os seus direitos, retratados através de histórias pintadas em azulejos.
𝗗𝗲𝗳𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗼𝘀 𝗗𝗶𝗿𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝗿 𝗮 𝗠𝗲𝗺𝗼́𝗿𝗶𝗮
A cerimónia contou com a presença das vereadoras da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que destacaram a importância de proteger e promover os direitos das crianças.
“Este painel é uma excelente memória futura e uma forma de lembrar a relevância dos direitos das crianças”, afirmou Mariana Carvalho. A vereadora sublinhou ainda a necessidade de equilibrar os direitos com os deveres das crianças, destacando que “a obrigação de serem felizes” é essencial.
𝗣𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗮
O evento contou ainda com a participação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Fragoso, Manuel Amorim, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia de Fragoso, José Maria Batista. Todos elogiaram o empenho dos alunos, professores e demais envolvidos no projeto.
Os painéis, compostos por 800 azulejos cada, incluem os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
O trabalho é realizado ao longo do ano letivo pelos alunos, especialmente do 3.º e 4.º anos, e envolve um total de 356 crianças de vários agrupamentos escolares.
𝗨𝗺 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗥𝗲𝗽𝗲𝗿𝗰𝘂𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗻𝗼 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗲𝗹𝗵𝗼
Até agora, painéis semelhantes foram instalados em escolas como os Centros Escolares de Arcozelo, António Fogaça, Vale do Tamel, Vale D´Este, Gilmonde, Barqueiros e Várzea, sempre com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e local para a importância da defesa dos direitos das crianças.
Este projeto reafirma o compromisso de Barcelos com a educação e os valores fundamentais de cidadania, proporcionando uma recordação artística e pedagógica duradoura.