Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai implementar, em 2025, o projeto “Nómada”, uma iniciativa que trará para o centro urbano da cidade lojas pop-up onde membros da comunidade cigana poderão comercializar os seus produtos tradicionais.
De acordo com Vera Lima, responsável pelo pelouro da Juventude na instituição, o principal objetivo do projeto é valorizar as competências comerciais da comunidade cigana e demonstrar o seu “potencial de contratação”.
“Trata-se, no fundo, de potenciar o que a comunidade cigana sabe fazer muito bem, as vendas, e promover a sua empregabilidade”, afirmou.
A iniciativa permitirá à comunidade cigana exibir os seus produtos para além do habitual espaço das feiras, ocupando lojas temporárias no centro urbano. Entre os produtos que poderão ser encontrados destacam-se a cestaria e a olaria, elementos característicos da sua cultura.
O projeto “Nómada” foi o vencedor da segunda edição do Programa de Inovação Social Aberta (ISA) de Braga, uma iniciativa piloto de intervenção social que resulta de uma parceria entre a BragaHabit, o Município de Braga e a Fundação “la Caixa”. A dinamização do projeto está a cargo do Human Power Hub.
A segunda edição do ISA manteve o foco na promoção da criatividade, do trabalho colaborativo e da igualdade de oportunidades junto das comunidades ciganas de Braga, com o objetivo de fomentar a empregabilidade e provocar mudanças reais no território.