O Riba d´Ave vencei em Itália o Sarzana por 5-4 em jogo a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da WSE Cup Men em hóquei em patins.
Os minhotos saíram vitoriosos num jogo marcado por decisões arbitrais controversas que prejudicaram a equipa portuguesa, especialmente na segunda parte, em que jogou mais de sete minutos com menos um elemento.
Na primeira parte, o Riba d’Ave mostrou superioridade, abrindo o marcador através de Franco Pósito, com um livre direto.
O Sarzana respondeu com um golo de Facundo Ortiz, aproveitando a inferioridade numérica dos portugueses. Antes do intervalo, Nanu Castro e Rui Silva, conhecido como “Folhetas”, ampliaram a vantagem para 3-1.
No segundo tempo, o Sarzana reagiu e empatou a 12 minutos, com golos de Davide Borsi e Cosimo Mattugini.
A partir daí, a dupla de árbitros espanhóis tornou-se protagonista, aplicando três cartões azuis ao Riba d’Ave, dois para Rui Silva e um para Anderson Nery.
Esta situação obrigou a equipa minhota a jogar com menos um jogador durante cerca de seis minutos. Apesar disso, Franco Pósito voltou a marcar, fazendo o 4-3, mas o Sarzana igualou novamente, por Francesco de Rinaldis.
Ainda em desvantagem numérica, o Riba d’Ave poderia ter garantido o quinto golo, mas Nanu Castro falhou um livre direto.
Quase no final, Franco Pósito, decisivo, marcou o 5-4, garantindo uma vantagem importante para a segunda mão, que se disputa a 1 de março, no Parque das Tílias.
A trinta segundos do fim, o Sarzana teve a oportunidade de empatar, mas Francesco de Rinaldis falhou uma grande penalidade, defendida por Álvaro Shedha, que brilhou na baliza portuguesa.