O dstgroup anunciou o lançamento da 30.ª edição do Grande Prémio de Literatura dst, assinalando três décadas de promoção da literatura portuguesa.
Nesta edição comemorativa, o prémio, dedicado à prosa, vê o seu valor pecuniário duplicado para 30 mil euros. As candidaturas estão abertas até 17 de março de 2025 e destinam-se a obras publicadas em 2023 e 2024. O regulamento completo pode ser consultado em http://gpl.dstsgps.com.
Desde a sua criação em 1995, o Grande Prémio de Literatura dst já distinguiu 28 escritores portugueses, consolidando-se como um dos mais prestigiados galardões literários em Portugal e um dos poucos atribuídos por uma entidade privada nacional.
O prémio alterna anualmente entre prosa e poesia, contribuindo ativamente para o enriquecimento do património literário português.
Para celebrar esta edição especial, o dstgroup está a preparar uma programação cultural distinta, reforçando o impacto da iniciativa no panorama cultural português.
O júri desta edição é composto por José Manuel Mendes, na qualidade de presidente, Lídia Jorge e Carlos Mendes de Sousa, que serão responsáveis pela seleção da obra vencedora.
A cerimónia de entrega do prémio está agendada para o dia 28 de junho de 2025, no Theatro Circo, em Braga.