Descentralizar e estar mais próximo das comunidades. Estas foram as ideias centrais de Andreia Rio Monteiro e Castro, nova presidente da direção distrital de Viana do Castelo da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES).
A tomada de posse decorreu em Paredes de Coura, com Andreia Castro, também docente da Escola Superior de Saúde da Fernando Pessoa, a destacar o compromisso da nova direção com um modelo de ação descentralizado e próximo das comunidades, focado na sustentabilidade e nos desafios específicos do território.
“Escolher Paredes de Coura para iniciar este ciclo é programático”, afirmou, sublinhando a intenção de escutar as várias vozes do Alto Minho.
A cerimónia integrou também a mesa-redonda “Sustentabilidade ambiental: entre o discurso e a ação — há um elefante na sala?”, moderada por Tiago Brandão Rodrigues, com intervenções de Helena Freitas, Sandra Cerqueira e Nuno Vieira e Brito.
A nova equipa conta ainda com nomes como Ricardo Carvalhido, Carlos Rodrigues, Renato Oliveira, Mário Guimarães, Raquel Gaião, Gonçalo Borges, Hugo Rodrigues e Carla Norte. Helena Painhas assume agora a presidência do Conselho Consultivo.
A nova direção distrital da SEDES de Viana do Castelo compromete-se “a reforçar o papel da associação enquanto plataforma de pensamento estratégico, diálogo cívico e intervenção qualificada no Alto Minho”.
A sessão contou com a presença de autarcas do Alto Minho, do presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, do presidente do Conselho Coordenador da SEDES, Álvaro Beleza, e de representantes de várias entidades regionais.