e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga
Opinião

Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

João Lopes
18 de Outubro de 2024 21:15
João Lopes
Publicado a 18 de Outubro de 2024
1 comentário
Partilhar
9 minuto(s) de leitura
Braga João Lopes opinião banco do minho
Partilhar

– Publicidade –

Em 711, deu-se o início da invasão da península ibérica por parte dos muçulmanos, vindos do norte de África, tendo estes, por volta de 714, atingido Braga e o  território envolvente, que é como quem diz, o actual norte de Portugal e Galiza.

Esse avanço só foi barrado cerca de 722, nas Astúrias, originando-se uma enorme região “tampão”, entre cristãos e muçulmanos, algures entre os rios Minho e Mondego, e também uma faixa de território com sensivelmente a mesma largura, mas de maior comprimento, na actual Espanha.

Destaques da Notícia
Em 711, deu-se o início da invasão da península ibérica por parte dos muçulmanos, vindos do norte de África, tendo estes, por volta de 714, atingido Braga e o  território envolvente, que é como quem diz, o actual norte de Portugal e Galiza.Ainda assim, o prejuízo acumulado para Braga, em questões históricas, religiosas e económicas – pois as vias romanas que irradiavam de e para Braga, passaram a caminhos de Santiago – dificilmente terá recuperação nos tempos mais próximos.

Depois de muitos avanços e recuos, pleno de razias às populações, em 872, o Conde Vímara Peres, realizou a Cúria Régia de Braga, onde foi delimitado o seu novo território de administração mais próxima. Antes, cerca do ano 820, houve um acontecimento, que, apesar de ter um fundamento duvidoso, veio marcar uma nova centralidade no noroeste peninsular. A descoberta de um túmulo, num local a norte da actual Galiza, que se julgou ser pertença de Santiago.

O apóstolo terá sido morto e decapitado em Jerusalém, o que se afigura inverosímil a sua vinda até aos confins, daquele que era o mundo conhecido no médio oriente, para propagandear a fé cristã. Também será difícil de conceber que o seu corpo tenha sido enviado por barco, como forma de promover a implantação dessa nova religião. Um pouco mais plausível, será a tese, de que, o corpo enterrado em Compostela, seja o de Prisciliano, que viveu no século IV, e que foi executado na actual Alemanha. Como a sua origem era Ávila, na atual Espanha, é de admitir que o seu corpo tenha regressado a um território pelo qual deambulou durante muitos anos.

Braga, que, outrora, havia sido a capital da província romana da Galécia, e também do reino suevo, mas esvaziada do poder secular (político), viverá nos séculos seguintes com o seu poder temporal (religioso) ameaçado. Com a conquista definitiva aos “mouros”, do território até ao rio Douro, no tempo de Fernando Magno, Braga, capital e maior cidade da antiga Galécia, a partir de 1070, será parcialmente reerguida, com as pedras da antiga muralha romana, a servirem de material de construção, à nova Catedral, em local onde já antes existira um templo paleocristão.

A nova Sé Catedral, em tempo do Bispo Pedro, foi sagrada em 1089, pelo Arcebispo Bernardo de Toledo, que se apresentava como Arcebispo Primaz das Espanhas. Título concedido no ano anterior pelo Papa Urbano II, e que chocava de frente, com as pretensões da mitra bracarense, em função da sua história, tanto política, como religiosa. Se, no passado, a Braga Sueva esteve em conflito com a Toledo Visigótica, estava agora aberta uma nova frente de batalha para os séculos vindouros.

Em 1095, D. Geraldo de Moissac, oriundo de uma região actualmente incorporada em França (Cluny, Borgonha), e conterrâneo do Conde D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques, assumiu a cadeira do poder temporal bracarense, sagrado pelo Arcebispo de Toledo, mas com a missão de restaurar os direitos metropolitas de Braga, junto de Roma.

No ano 1100, D. Geraldo de Braga, para obter do papa Pascoal II, a dignidade metropolitica para a Sé de Braga, a título definitivo, avançou com reformas eclesiásticas e administrativas, conseguindo, desta forma, aniquilar os focos de resistência anti-romana na sua diocese. A autonomia eclesiástica de Braga seria o prenúncio da independência do Condado Portucalense já que, o Conde D. Henrique, obteve do Papa Pascoal II, sentença favorável a Braga.

 Mas, se o objectivo inicial era colocar Toledo no seu devido lugar, Geraldo de Moissac, iria defrontar-se com uma nova frente de batalha.  O recém-eleito Arcebispo de Santiago de Compostela, Diego Gelmirez, com o pretexto de que, o túmulo de um dos apóstolos, estava situado debaixo do seu altar, e também a alegar que o vazio de poder temporal de Braga, teria passado para igrejas mais a norte, menos sujeitas às razias mouras, também desejou captar, de certa forma, a primazia da península para si.

Não satisfeito com a conclusão da catedral compostelana, do engrandecimento da sua diocese com bens e privilégios, da isenção da sua diocese perante Braga, quis ainda que a mesma fosse elevada a metrópole, pela transferência das dioceses sufragâneas de Mérida, tendo, para isso, organizado o roubo das relíquias e santos mais venerados em Braga em 1102.

O seu objectivo era o de eliminar Braga como centro de peregrinação, que o bispo Pedro aí pretendeu manter, e transferir para Compostela a supremacia eclesiástica sobre a antiga província da Galécia.

Assim, alegadamente, a coberto da dependência de uma parte dos arredores de Braga, da sua mitra compostelana, e na ausência do Arcebispo de Braga, D. Geraldo, possivelmente em viagem para Roma, Diego Gelmirez roubou as relíquias, não só de S. Frutuoso, mas também de S. Vítor, Santa Susana, São Cucufate e São Silvestre.

Este acto pode ser entendido como uma fraqueza da tese de que, as relíquias do apóstolo Santiago, realmente se encontram em Compostela. As reacções da população e meio eclesiástico bracarenses foram extraordinárias, ficando o nome Diego, com má-fama em Braga, até aos nossos dias.

Apesar do acto ignóbil perpetrado por Diego Gelmirez, D. Geraldo, em 1103, viu atendidas as suas diligências junto de Roma, obtendo confirmação da jurisdição sobre todas as dioceses da Galiza, nomeadamente, Astorga, Mondonedo, Orense, Tui, Porto, Lamego, Coimbra e Viseu. Estava assim restaurada a velha tradição dos suevos.

O Arcebispo D. Geraldo, faleceria em 1108, mas o seu sucessor, Maurício Burdino, prelado entre 1109 e 1118, e próximo do Conde D. Henrique, também tentou reduzir a influência de Compostela. A sua estratégia, porém, passou por instalar o culto a Santiago, a exemplo de Compostela, procurando atrair peregrinos, supostamente, com a exibição da cabeça do santo. Houve quem escrevesse, que, nas cruzadas à Terra Santa, o Conde D. Henrique, havia conseguido obter tal relíquia, e que tinha o desígnio de a exibir na Sé de Braga.

Mais tarde, Maurício Burdino, conseguiu mesmo adquirir um corpo completo, de um outro santo, mas com o mesmo nome, Santiago. Para o fracasso da guerra de relíquias com Compostela, deve ter contribuído o seu apoio a Henrique V, para que este fosse coroado como Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Maurício Burdino, viria mesmo a ser proclamado Anti-Papa Gregório VIII, em 1118, mas, por causa desta atitude, foi excomungado pelo Papa romano, e morreu esquecido num cárcere na península itálica.

Muito mais tarde, a 19 de Outubro de 1966, o Arcebispo de Santiago Compostela, veio com o seu séquito a Braga, para, 864 anos depois, devolver parte das relíquias de S. Fructuoso à Sé de Braga. A exemplo do acontecimento de 1102, também em 1966, o Arcebispo de Braga não esteve presente, para a recepção das relíquias. Só três dias mais tarde, e já em sua posse, realizou uma procissão com as relíquias de S. Fructuoso, reduzindo um pouco do mau-estar gerado, no início do séc. XII, pelo ardiloso Arcebispo de Compostela, Diego Gelmirez.

O sobrante das relíquias de S. Frutuoso, Bispo de Braga, seria entregue por Compostela a Braga em 1994.

Ainda assim, o prejuízo acumulado para Braga, em questões históricas, religiosas e económicas – pois as vias romanas que irradiavam de e para Braga, passaram a caminhos de Santiago – dificilmente terá recuperação nos tempos mais próximos.

ETIQUETAS:BragadestaqueJoão Lopesopinião

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela1
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
PorJoão Lopes
Nascido em Braga, em 1979, Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, pós-graduado em Tecnologias do Ambiente e Gestão Comercial, desenvolve actividade profissional em contexto industrial, desde 2003, o que lhe permitiu viajar por quatro continentes.Mais do que um passatempo, a Cidade de Braga, é uma paixão, pelo que, no E24, e numa perspectiva autodidata, partilha as suas crónicas sobre momentos relevantes da sua História, em memória do seu Pai, Evandro Lopes.
Notícia anterior a3 acidente famalicao A3: Capotamento de carrinha faz dois feridos em Famalicão
Notícia seguinte rotunda polémica póvoa de varzim Póvoa de Varzim: Correção em rotunda polémica vai custar 700 mil euros
1 comentário 1 comentário
  • Tito diz:
    5 de Maio de 2025 às 19:41

    Gostaria de saber se as relíquias dos restantes Susana, Cucufate, Vítor e Silvestre voltaram a Braga.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

bombeiros sapadores de braga 259 anos 11
Braga: Bombeiro despedido por estar alcoolizado vai ter que ser reintegrado
Braga Cávado
25 de Maio de 2025
OC Barcelos
Hóquei em Patins: OC Barcelos afasta Oliveirense e garante presença nas “meias”
eSports
25 de Maio de 2025
IMG 1775
UPS Ofir anuncia reabertura com Mëstiza
Lifestyle
25 de Maio de 2025
IMG 1774
Andebol: Ícone treinador em Guimarães. Faleceu Dimitar Nikolov
eSports
25 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Esposende em Esposende: É oficial. CDS-PP apoia Carlos Silva e Alberto Figueiredo nas autárquicas
  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações