Tiago Cunha formalizou a sua candidatura pelo Partido Socialista (PS) à Câmara de Paredes de Coura nas Autárquicas 2025, apontando três eixos estratégicos para o concelho: habitação, emprego e turismo sustentável.
Perante um Centro Cultural repleto, e com a presença de José Luís Carneiro, Secretário-Geral do PS, o atual vice-presidente da autarquia destacou a ambição de “fazer de Coura uma casa, um emprego digno e um destino sustentável”.
A habitação surge como prioridade: “Queremos um plano municipal ambicioso de habitação acessível, com construção, reabilitação e envolvimento do setor público e privado”, afirmou, garantindo soluções habitacionais distribuídas por todas as freguesias para combater o despovoamento rural.
No eixo económico, Tiago Cunha destacou a criação da nova Zona Industrial de Linhares e Ferreira como essencial para atrair investimento e diversificar a economia local.
“Vamos apostar nas PME’s, apoiar o empreendedorismo e incentivar os jovens a valorizarem as atividades ligadas à terra”, prometeu, com foco na indústria limpa, tecnologia e energias renováveis.
A estratégia para o turismo assenta na valorização do território todo o ano, aproveitando a notoriedade do concelho.
O candidato defende um plano integrado de turismo rural e ecológico, promoção do Caminho de Santiago e modernização da oferta de alojamento local.
Tiago Cunha sublinhou ainda a herança positiva dos últimos 12 anos de governação socialista, enaltecendo o trabalho de Vítor Paulo Pereira e das juntas de freguesia, bem como o equilíbrio das contas municipais.