Manuel Rocha, fotógrafo amador de automobilismo, está internado em estado grave após ter sido atropelado durante a 10.ª Rampa de Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real.
O acidente ocorreu quando o Peugeot 207 RC de Pedro Cerqueira se despistou numa curva e embateu violentamente contra um muro, atingindo o fotógrafo.
O momento do impacto foi transmitido em direto, mostrando a violência do embate.
Manuel Rocha foi prontamente assistido pela equipa médica da prova, bem como pelos Bombeiros Voluntários de Santa Marta de Penaguião e de Fontes, tendo sido transportado para o Hospital de Vila Real. O seu estado clínico é considerado crítico, com prognóstico reservado.
Apesar de trabalhar na construção civil, Manuel Rocha dedica os fins de semana à fotografia automobilística, sendo uma figura estimada entre os pilotos.
Várias mensagens de solidariedade têm chegado por parte da comunidade do Campeonato Nacional de Montanha, sobretudo de pilotos minhotos.
Segundo a Comissão de Carteira Profissional de Jornalistas, Manuel Rocha não tem qualquer documento que o habilite naquela entidade, no entanto possuí uma Licença Media da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), que incluirá cobertura de responsabilidade civil.