Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (BV) de Viatodos celebraram hoje 41 anos nos paços do concelho de Barcelos.
“É um privilégio e uma honra muito grande receber-vos aqui, na casa de todos os barcelenses. Obrigada por cá virem, ano após ano”, disse hoje a vereadora do executivo da Câmara de Barcelos, Mariana Carvalho.
Os BV Viatodos são uma das mais jovens do país.
As comemorações passaram pelo quartel da corporação com atribuição de medalhas aos elementos do corpo ativo, assim como um desfile apeado, rumando ao “monumento do Bombeiro” no topo da avenida da Liberdade de Barcelos onde depositaram uma coroa de flores ao som da fanfarra da corporação.
No salão nobre da Câmara de Barcelos decorreu uma sessão de cumprimentos.
A frase do “Sr. Amadeu Lemos”
É no ano de 1982 que é constituída a Associação Humanitária dos bombeiros de Viatodos em escritura pública no Cartório de Vila nova de Famalicão.
Mas anos antes, em 1972, e o Senhor Amadeu Lemos disse: “ Ainda vamos ter um quartel de bombeiros em Viatodos antes da revolução”.
Só não sabia quando, mas pelo sim pelo não mandou gravar no portão principal da casa do povo, a seguinte inscrição: “ Bombeiros Voluntários de Viatodos”.
Este sinal, esta esperança e esta perseverança em manter firme esta vontade sonhada tempos atrás, levou à realização da primeira etapa.