A Associação Comercial e Industrial de Barcelos e do Vale do Cávado (ACIB), Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e o Sindicato Independente dos Trabalhadores do Setor da Cerâmica, Cimentos, Vidro e Atividades Conexas (SITSCCVA) dos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo assinaram um novo acordo coletivo de trabalho (CCT) para 2025.
Este acordo abrange empresas do setor da cerâmica da Região do Minho, com especial incidência em Barcelos, concelho com maior volume de negócios na área.
Na base da proposta estiveram auscultações aos empresários do setor, procurando equilibrar as necessidades das empresas com as expectativas dos trabalhadores.
As três entidades destacam a importância da cooperação institucional para alcançar um entendimento que promove a paz social e a sustentabilidade do setor.
O novo CCT inclui aumentos salariais para todos os trabalhadores e revê valores como o subsídio de refeição e a tabela de retribuições mínimas.
Carlos Macedo, representante do setor, refere que o acordo “incorpora um aumento para todos os trabalhadores ao mesmo tempo que garante estabilidade laboral”.
Para João Albuquerque, presidente da ACIB, “este contrato reflete o esforço da associação na valorização da indústria e reforça a competitividade do setor”.
Já Manuel Cunha Júnior, presidente da AEVC, destaca que o acordo “é benéfico para todos os intervenientes”.