A GNR de Barcelos anunciou hoje que deteve três pessoas, casal e mais um indivíduo, por furto de máquinas industriais e tráfico de estupefacientes
Com idades compreendidas entre os 28 e os 35 anos, estes são agora acusados de furto e tráfico de estupefacientes, no distrito de Braga e em Vila do Conde.
Na sequência de uma investigação pelo crime de furto de máquinas industriais e tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de um ano, e que teve início após o furto de duas máquinas industriais, nos concelhos de Braga e Vila do Conde, avaliadas em mais de 150 mil euros, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais que permitiram localizar e recuperar as mesmas.
“Após a recuperação das máquinas e a sua entrega aos legítimos proprietários, a investigação prosseguiu, tendo-se verificado o furto de outras cinco máquinas industriais nos distritos de Braga, Porto, Leiria, Santarém e Faro, avaliadas em mais de 100 mil euros, as quais, no seguimento da ação, também foram recuperadas e devolvidas aos legítimos proprietários”, refere a GNR.
No decorrer da investigação, foi ainda possível apurar que os suspeitos tinham furtado outros três veículos, nomeadamente, dois ligeiros de mercadorias um ligeiro de passageiros, avaliados em cerca de 20 mil euros, bem como traficavam produtos estupefacientes.
No âmbito da referida operação, foram cumpridos 11 mandados de busca domiciliária e em veículos, armazéns e empresas, nos distritos de Braga, Leiria e Santarém.
“Foi possível apreender 18 mil doses de cocaína, 2 400 doses de haxixe, 252 doses de liamba, 4 700 doses de cetamina, 4 000 doses de MDMA, 2 200 doses de ecstasy, 37 700 euros em numerário, três veículos ligeiros, uma grua, uma pistola e diversos equipamentos informáticos”, referiu a GNR que ainda apreendeu “outros instrumentos relacionados com o acondicionamento, preparação e embalamento das substâncias estupefacientes”.
A operação policial contou com o reforço de militares dos Comandos Territoriais do Porto, Leiria e Santarém, bem como da Unidade de Intervenção da GNR.