João Vilaça foi hoje empossado como vice-presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), numa cerimónia presidida por Maria José Fernandes, presidente da instituição.
A nomeação reforça a equipa de gestão do IPCA, que conta também com Agostinho Silva e Paula Tavares na Vice-Presidência.
Nos últimos anos, João Vilaça desempenhou o cargo de pró-presidente para a Investigação e Inovação, tendo um papel determinante no crescimento da investigação no IPCA.
O seu trabalho foi fundamental para a acreditação dos centros de investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com nota muito positiva, bem como para o aumento do financiamento captado para projetos de investigação.
Durante a cerimónia, Maria José Fernandes destacou o contributo de João Vilaça na consolidação de uma cultura de investigação no IPCA, um trabalho que será reforçado com a abertura do Barcelos Collaborative Innovation Center (B-Cric), prevista para este ano.
No seu discurso, João Vilaça sublinhou a importância da criação de um modelo de suporte à investigação, que tem permitido melhorar a eficiência do trabalho dos docentes e investigadores, alargando as fontes de financiamento e aumentando a competitividade dos projetos.
Licenciado e doutorado em Engenharia Eletrónica e de Computadores pela Universidade do Minho, João Vilaça é professor coordenador do Departamento de Sistemas Ciber-Físicos Inteligentes e Criativos da Escola Superior de Tecnologia do IPCA.
Com uma vasta experiência académica e de investigação, integrou o 2Ai como investigador em 2018, sendo atualmente o seu Diretor.
Também desempenha funções no Conselho Técnico-Científico da EST e no Conselho Geral do IPCA.