A Marcha do Orgulho LGBT+ de Barcelos regressa às ruas no próximo dia 12 de julho, numa iniciativa que promove a igualdade, a diversidade e a luta contra a discriminação.
A sexta edição do evento tem início marcado para as 15h, com concentração no Parque da Cidade e partida em frente ao Pavilhão Municipal.
Este ano, a marcha reivindica “direitos iguais nas áreas da habitação, saúde e educação”, sublinhando a necessidade de “combater discursos de ódio e todas as formas de discriminação que ainda persistem na sociedade portuguesa”.
A organização sublinha que o evento é um espaço de “celebração“, mas também de “reivindicação“, defendendo a “não criminalização das identidades LGBT+” e apelando “à construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária“.
Além das causas nacionais, a Marcha de Barcelos assume também uma dimensão internacional de solidariedade, com destaque para o apoio ao povo palestiniano, num momento em que o conflito no Médio Oriente continua a gerar preocupação a nível global.