O Tribunal da Relação de Guimarães confirmou a absolvição do padre João Antunes, antigo pároco de Carapeços, em Barcelos, demandado por três paroquianos para devolver 15 mil euros à Comissão Fabriqueira Paroquial.
Em 2018, após contestações, João Antunes vendeu à Paróquia todo o recheio da residência paroquial por 15 mil euros.
Destaques da Notícia
O Tribunal da Relação de Guimarães confirmou a absolvição do padre João Antunes, antigo pároco de Carapeços, em Barcelos, demandado por três paroquianos para devolver 15 mil euros à Comissão Fabriqueira Paroquial.João Antunes defendeu que os bens eram seus, divididos com outro padre quando assumiu o cargo em 2006. O tribunal considerou não comprovado o enriquecimento injustificado.
A transação incluía mobiliário, eletrodomésticos e tapetes. A venda foi aprovada pelo Conselho Económico de Carapeços, mas três membros contestaram e interpuseram uma ação cível, alegando “enriquecimento sem causa”, rejeitada pelo Tribunal de Barcelos e confirmada pela Relação.
João Antunes defendeu que os bens eram seus, divididos com outro padre quando assumiu o cargo em 2006. O tribunal considerou não comprovado o enriquecimento injustificado.
