Fernando Vilaça, no âmbito das comemorações dos 39 anos da AHBVV, referiu que “há necessidade urgente de melhoramentos nas instalações dos bombeiros”.
“Substituição do telhado e caixilharias como uma das principais prioridades, já que foram construídos há mais de 30 anos”, deu nota Vilaça.
Ver esta publicação no Instagram
Mário Constantino, presidente da Câmara de Barcelos (CMB), mostrou-se disponível para “comparticipar os custos dos melhoramentos no quartel”, de forma a encontrar “o equilíbrio justo”.
O edil elogiou a “capacidade de mobilização” dos BVV, que têm 24.290 sócios ativos e prestam proteção e socorro, além de gerirem uma valência social, o Centro de Lazer, que conta com 78 utentes distribuídos pelo Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Refeições.
Em 2022, a instituição particular de solidariedade social gerida pelos BVV serviu mais de 60 mil refeições.
O presidente da assembleia geral revelou que a corporação prestou 6.347 serviços em 2022, sem contar com o transporte de doentes, que correspondeu a quase meio milhão de quilómetros percorridos pelas suas viaturas.
O presidente da direção, José Lemos, informou que o auto-tanque, a viatura de combate a fogos urbanos e florestais, a ambulância de socorro e a carrinha de transporte foram adquiridos com meios próprios da associação humanitária, contando com a comparticipação financeira habitual da CMB.
A cerimónia teve início com a formatura geral, seguida do hastear de bandeiras, entrega de condecorações, bênção de viaturas e um momento musical pela Academia de Música de Viatodos.