Ministra da Juventude afirmou em Barcelos que o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) “é uma escola de cidadania ativa e responsável”.
“São quatro décadas de compromisso com a participação dos jovens e com o reforço da democracia”, afirmou Margarida Balseiro Lopes, que esteve an Quinta Caslopo a assinalar os 40 anos de existência do CNJ.
Sob o lema “Há 40 anos a ser a voz da juventude portuguesa”, o evento reuniu antigos e atuais dirigentes, entidades públicas e representantes institucionais para celebrar o papel do CNJ na construção de políticas de juventude em Portugal.
A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto referiu ainda que o Governo continuará “a apoiar plataformas que promovam a representatividade juvenil e o diálogo intergeracional“.
Em representação do Município de Barcelos, o vereador Carlos Eduardo Reis valorizou a escolha do concelho para acolher este momento simbólico, enaltecendo o dinamismo e envolvimento da juventude local.
A cerimónia integrou-se num conjunto mais vasto de iniciativas comemorativas, refletindo o percurso, a diversidade e o impacto do CNJ ao longo dos anos, sempre com foco no futuro e na voz ativa dos jovens portugueses.