Sob o lema “levar para casa é uma atitude responsável”, a iniciativa distribuiu duas mil embalagens aos estabelecimentos participantes.
Rui Marques, diretor-geral da AEB, estima que a campanha possa evitar o desperdício de aproximadamente uma tonelada de alimentos preparados.
O objetivo é desmitificar o ato de solicitar as sobras para viagem, incentivando os consumidores a adotar essa prática responsável, promovendo a sustentabilidade ambiental e financeira.
A campanha também visa sensibilizar os empresários para assumirem um compromisso ambiental e socialmente responsável, destacando-se positivamente no mercado.
Rui Marques reforça a importância da conscientização de clientes e empresários diante dos alarmantes números de desperdício alimentar em Portugal, onde dois milhões de toneladas de comida são desperdiçadas anualmente, custando quase 30 euros por mês a cada português.
A iniciativa foi lançada durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e está alinhada com o projeto ‘ReBottle’ da associação Agir pelo Planeta, que busca promover a reutilização de garrafas de vinho provenientes da restauração.