Os Bombeiros Sapadores de Braga auxiliaram hoje de manhã, e com sucesso, a um parto numa casa na freguesia de Palmeira, Braga.
Segundo apurou o E24, o caso teve alerta pelas 07h00.
Segundo declarações de Vitor Ferreira, um dos operacionais dos BSB que ajudou no parto, tudo correu bem.
“A grávida, com 39 semanas e seis dias de gestação, entrou em trabalho de parto após o rebentamento das águas”, afirmou Vitor Ferreira, subchefe dos BSB.
Juntamente com o José Oliveira, também subchefe, e o recruta Tiago Costa, viveram muitos de emoção, mas de muito profissionalismo na hora de colocar a bebé e mãe em segurança.
“A mulher encontrava-se na sala, sentada no sofá, em plena fase de contrações. Verificámos a vulva e, após nova contração, observou-se a apresentação da coroa encefálica da bebé”, explicou Vítor Ferreira.
“Correu tudo bem de forma natural”
O parto ocorreu de forma natural e sem complicações, tendo sido prestado apoio diferenciado pelo INEM para estabilização da mãe e da recém-nascida.
A bebé, de nome Alana, é o segundo filho da mãe, que já tem um rapaz de 12 anos.
“Foi a primeira vez que, enquanto equipa, assistimos a um parto. É uma montanha-russa de emoções. Adrenalina, receio, mas também muita felicidade”, descreveu Vítor Ferreira.
A rápida atuação dos bombeiros e a colaboração do INEM permitiram garantir a segurança e o bem-estar da mãe e da bebé que foram transportados para o Hospital de Braga.


