A Capela dos Coimbras, em Braga, assinala os seus 500 anos com a restituição dos vitrais originais da torre, oferecendo aos visitantes “uma nova vista sobre a cidade”.
A intervenção insere-se num plano mais amplo de revitalização do espaço, que inclui conteúdos multimédia e serviço de bebidas portuguesas.
Segundo Luís Aguiar Campos, administrador da Casa dos Coimbras, os novos vitrais, datados possivelmente do século XVIII, substituem os existentes desde 1991 e encontram-se em mau estado. Através da técnica utilizada, acredita-se que os vitrais agora colocados sejam anteriores e mais condizentes com o espírito original do monumento.
Além da valorização estética, a torre contará com mesas de apoio, onde os visitantes poderão apreciar bebidas típicas e desfrutar da vista panorâmica. Em breve, será também introduzido conteúdo audiovisual que contará a história do espaço.
No âmbito das celebrações, o artista e médico dentista bracarense David Humberto Gomes ofereceu uma pintura inspirada nos vitrais da torre, agora em exposição permanente na entrada do restaurante.
Aberta ao público desde 2021, a Capela dos Coimbras tem sido palco de eventos culturais diversos, reforçando o seu papel como centro de dinamismo artístico e patrimonial em Braga.