e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: Ponha os olhos neste número. CED efectuou 1600 esterilizações de gatos de rua desde 2018
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Braga: Ponha os olhos neste número. CED efectuou 1600 esterilizações de gatos de rua desde 2018
BragaCávado

Braga: Ponha os olhos neste número. CED efectuou 1600 esterilizações de gatos de rua desde 2018

Filipe Oitavem
24 de Julho de 2023 16:56
Filipe Oitavem
Publicado a 24 de Julho de 2023
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
CMB24072023SERGIOFREITAS0217989 scaled 1
Partilhar

Desde 2018, o Programa CED já realizou cerca de 1.600 esterilizações de gatos de rua, sendo 1.200 fêmeas e 400 machos. O objetivo principal do programa é controlar a reprodução e a população de felídeos errantes no Concelho, evitando o nascimento de animais desprotegidos e reduzindo o número de ninhadas indesejadas.

O Município de Braga tem apoiado ativamente o programa, e estima-se que o esforço conjunto tenha permitido o controlo de aproximadamente 3.600 ninhadas e evitado o nascimento de 18 mil animais, contribuindo significativamente para o bem-estar animal e a saúde pública.

As associações locais de proteção animal envolvidas no programa são a “Abandoned Pets,” “APPANIBRAG,” “Bragatos,” e “Abrigos da Luna,” juntamente com seus dedicados cuidadores, que monitorizam o estado das colónias. Os animais mais jovens e amigáveis são retirados das colónias e colocados para adoção.

Os protocolos assinados hoje totalizam um apoio financeiro no valor de 39 mil euros, dos quais 35 mil são destinados às esterilizações e 4 mil para aquisição de materiais de captura e transporte, auxiliando nas operações do programa e possibilitando um maior alcance.

O sucesso do programa é evidente, apenas este ano até o mês de Julho, já foram beneficiados 337 felídeos, sendo 247 fêmeas e 90 machos. A existência de várias colónias controladas tem possibilitado uma redução significativa no número de animais em cada colónia, além de permitir a monitorização de doenças, algumas delas zoonóticas, contribuindo para a saúde pública.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou a importância do programa, afirmando que “tem sido possível melhorar as condições de saúde animal, proteção animal e, acima de tudo, reforçar a saúde pública, num contexto municipal.”

Altino Bessa, vereador responsável pela política animal da Câmara Municipal de Braga, também se mostrou satisfeito com os resultados alcançados e enfatizou que “estes resultados só têm sido possíveis graças a um sistema de gestão eficaz e ao apoio das associações locais e dos seus cuidadores, responsáveis por diariamente assegurarem a alimentação dos felídeos e monitorizarem o estado das colónias.”

O programa CED em Braga é um exemplo notável de cooperação entre entidades públicas e privadas na proteção animal, demonstrando o compromisso da cidade com o bem-estar dos animais e a promoção de uma convivência harmoniosa entre seres humanos e animais.

Esterilizar gatos

Ricardo Rio e Altino Bessa

- Destaque -
ETIQUETAS:e24esterilizargatosprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior novo seculo pastelaria Braga: Segundo prémio do euromilhões saiu na “Novo Século” em Figueiredo
Notícia seguinte Acidente São Romão do Neiva Viana: Dois feridos após capotamento em ponte sobre a A28

Somos Sociais

48kSeguidoresGosto
220SeguidoresSeguir
8.6kSeguidoresSeguir
452SubscritoresSubscrever
1.1kSeguidoresSeguir
- Em Parceria -

Últimas Notícias

continente melgaço
Alto Minho: Continente inaugura novo hipermercado em Melgaço e cria 21 empregos
Business
13 de Novembro de 2025
Lar fafe fornelos
Ave: Idosos à pancada em lar de Fafe. Há um ferido grave
Global
13 de Novembro de 2025
minho hospital guimarães
Ave: Hospital de Guimarães realiza cirurgia robótica “pioneira” ao cancro da bexiga
Global
13 de Novembro de 2025
cerveira minho
Alto Minho: Cerveira registou a maior precipitação na chegada da tempestade Cláudia
Global
13 de Novembro de 2025
- Em destaque -
- Recomendado -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Anonimo em Esposende: Casal de namorados salvo de afogamento. Há um ferido grave
  • Ana Maria Ferreira Sousa em Esposende: Benjamim Pereira é o candidato do PSD à presidência da AM

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações